15 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro anuncia reforço da segurança no Carnaval dentro e fora da avenida

Ações incluem o uso de um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel que transmite imagens em tempo real para o CICC da capital
O governador Cláudio Castro, anunciou, neste sábado (14/02), o reforço da segurança no entorno do Sambódromo, principalmente na dispersão depois da festividade. Ao chegar na Sapucaí para prestigiar o segundo dia de desfiles da Série Ouro, neste sábado (14/02), Castro acompanhou de perto as ações do Governo do Estado.

– Determinei a ampliação do efetivo e das operações na região do Sambódromo para garantir que os foliões aproveitem a festa com segurança. Já há mais viaturas posicionadas nas saídas para reforçar também a dispersão do público – afirmou o governador Cláudio Castro.

O esquema especial de segurança contou um ponto do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) instalado dentro do Sambódromo. No local, os agentes acompanharam os visitantes por meio de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, além de drones e viaturas com câmeras embarcadas. As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura foi aprovada pelos visitantes.

– O local está muito bem sinalizado e nós vimos muitos policiais durante todo o trajeto até entrar na Sapucaí. Saber que essa estrutura ainda conta com apoio de recursos de tecnologia é muito bom. Eu vim com toda a minha família, então garantir que todos estão em um lugar seguro é a minha prioridade  – conta o militar Alexandre Dionizio Ferreira, de 51 anos, que veio de Itaguaí para aproveitar o espetáculo no Sambódromo.

Reforço nos recursos tecnológicos

Na palma da mão, o Governo do Rio disponibiliza um aliado importante: o 190RJ, aplicativo que conecta diretamente o cidadão ao serviço de emergência. Outra ferramenta é o iPol, que permite consultas de dados de pessoas e veículos durante as ações operacionais.

– Nós temos cerca de 600 policiais atuando hoje no entorno da Marquês de Sapucaí. Estamos trabalhando com o apoio de tecnologia de ponta para acompanhar cada detalhe – afirmou o coronel Marcelo Menezes.

Todo o aparato mobilizado para o maior espetáculo da Terra reforça a segurança e amplia a sensação de proteção dos foliões no Sambódromo.

Mais de 12 mil PMs nas ruas 

A Polícia Militar preparou um esquema especial para os dias de folia em todo o estado. Ao todo, um efetivo de 12.550 policiais está garantindo a segurança da população. Durante os eventos de megablocos e nos desfiles no Sambódromo, a PM utiliza torres de observação, que possuem visão elevada para identificar brigas, tumultos e focos de criminalidade, contribuindo para dar mais agilidade à resposta das equipes em terra. Equipes da corporação também fazem patrulhamento com motos.