‘Vamos ter um dos melhores sistemas tributários do mundo após reforma’, diz Haddad
Ministro da Fazenda disse que o ‘tema fiscal monopoliza o noticiário, mas geralmente com desinformação’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 10, que o tema fiscal monopoliza o noticiário, mas geralmente com desinformação.
“O tema fiscal acaba monopolizando o noticiário. E, apesar de monopolizar o noticiário, em geral, com desinformação. Então, é uma situação curiosa, porque o tema mais discutido nos últimos três anos, em geral, é de baixa qualidade técnica o nível da discussão”, afirmou o ministro.
Questionado sobre um balanço de sua atuação até aqui no ministério, Haddad elogiou a reforma tributária, dizendo que o Brasil terá um dos melhores sistemas tributários do mundo depois da reforma. Ele participa da CEO Conference Brasil 2026, organizada pelo BTG Pactual, em São Paulo.
Déficit primário
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que parte do déficit primário do governo já estava contratada pela administração anterior. Ele declarou entender o clamor da Faria Lima, mas disse ser um só para lidar com as pressões do cargo.
“Gostaria de ter ido além. Agora, você tem que negociar com o Congresso, que tinha acabado de aprovar o aumento de despesas. O Fundeb foi contratado até este ano, a escadinha de capitalização do Fundeb, as regras de flexibilização de elegibilidade do BPC foram contratadas em 2021, então, como é que você equaciona tudo isso com o clamor, que eu entendo da Faria Lima, mas assim, como dizem os baianos, eu só sou um só”, afirmou.
Haddad disse que o cargo é “um pouco desafiador”, mas que não é o pior emprego do mundo.
“O pessoal fala que é o pior emprego do mundo e eu falo, eu recomendo para todo mundo se conseguir ser ministro da Fazenda, tentar, porque é muito interessante você conhecer o Brasil a partir daquela cadeira”, completou.

