Águas de Casimiro intensifica combate a ligações clandestinas em Professor Souza
A autarquia Águas de Casimiro intensificou as ações de fiscalização e combate às ligações clandestinas de água — conhecidas popularmente como “gatos” — no distrito de Professor Souza.
Durante as operações, residências são vistoriadas e, ao ser constatada a irregularidade, a equipe de manutenção realiza o corte direto na rede pública, interrompendo definitivamente o fornecimento de água e retirando o hidrômetro instalado de forma irregular.
Os responsáveis pelas ligações clandestinas estão sujeitos à aplicação de multa e precisam regularizar os débitos para que a religação do serviço seja realizada de maneira adequada e dentro das normas.
O atendimento presencial para regularização pode ser feito na sede da autarquia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Pastor Luís Laurentino da Silva, nº 109, Centro.
Mais informações pelos telefones (22) 2778-2105 ou (22) 99935-0615.
Além de provocar desperdício e prejuízos ao meio ambiente, as ligações clandestinas podem comprometer a qualidade da água distribuída, aumentando o risco de contaminação. A prática representa um risco à saúde das famílias abastecidas irregularmente e de toda a comunidade atendida pela rede pública. A colaboração da população é fundamental para garantir um abastecimento seguro, eficiente e contínuo.
Parcelamento de débitos em até 30 vezes
A Águas de Casimiro também regulamentou o decreto que permite o parcelamento de débitos de água e esgoto no município. A medida amplia as condições de negociação, possibilitando que os consumidores regularizem suas pendências de forma mais simples, justa e acessível.
Os débitos poderão ser parcelados em até 30 vezes, com valor mínimo baseado na UFINCA, assegurando condições compatíveis com a realidade financeira da população. O processo foi desburocratizado, facilitando o acesso dos usuários aos acordos.

