Governo do Estado divulga planejamento dos transportes para os ensaios técnicos no Sambódromo e megablocos
Metrô, trens e barcas terão horários especiais e aumento de viagens no pré-carnaval
O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (21/01), o esquema especial dos transportes para os ensaios técnicos das escolas de samba na Sapucaí, e dos megablocos de Carnaval. A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em conjunto com o MetrôRio, SuperVia e Consórcio Barcas Rio, preparou um planejamento para garantir aos foliões e espectadores deslocamentos seguros e eficientes.
– O esquema especial de transporte, anunciado hoje, para os dias que antecedem a folia é parte de um planejamento mais amplo que desenvolvemos para o Carnaval. Constatamos o aumento do interesse do público pelos ensaios técnicos já no ano passado. Para 2026, aprimoramos o serviço com as concessionárias, ampliando a oferta de viagens para dar tranquilidade a quem vai curtir os blocos e os ensaios – afirmou o governador Cláudio Castro.
Para os ensaios técnicos – que levam até 80 mil pessoas ao Sambódromo e serão realizados às sextas, sábados e domingos, a partir do dia 23/01 – haverá ampliação da oferta nos horários de maior movimento e operação com horário estendido.
– A prioridade absoluta deste planejamento é o conforto no deslocamento dos passageiros, aliado à confiabilidade do serviço e à fluidez das viagens. Este é um período que exige uma operação diferenciada, e trabalhamos de forma integrada para garantir ampliação da oferta de transporte, por meio da extensão de horários de funcionamento e da programação de viagens extras, assegurando maior capacidade e melhor atendimento à população – destacou a secretária de Estado de Transporte, Priscila Sakalem.
Metrô
O MetrôRio estenderá o horário de embarque de passageiros nas estações Praça Onze e Central do Brasil/Centro. Nos dias 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, o metrô vai funcionar das 5h às 4h. Aos sábados, nos dias 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a circulação será das 5h às 2h30. Já aos domingos, nos dias 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, a circulação ocorrerá das 7h às 2h30. As estações Praça Onze e Central do Brasil contarão com esquema especial para facilitar o fluxo de passageiros. As demais estações funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, às sextas e sábados, e das 7h às 23h, aos domingos, ficando abertas após o horário apenas para desembarque. A transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada entre Central do Brasil e Botafogo (às sextas-feiras), e entre Central do Brasil e General Osório (aos sábados e domingos).
Trens urbanos
Os trens urbanos também terão reforço na operação. Durante os ensaios técnicos, serão realizadas 77 viagens extras, com grade ampliada. Os ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna contarão com 25 viagens adicionais cada, enquanto o ramal Belford Roxo terá duas viagens extras. A estação Central do Brasil permanecerá aberta para atender os foliões ao fim dos ensaios no Sambódromo.
Para os megablocos, serão feitas 128 viagens extras nos trens. Neste sábado (24/01), durante o bloco Chá da Alice, serão oito viagens adicionais. No domingo (25/01), estão previstas 18 viagens extras para o bloco da Lexa. No dia 31/01, no Bloco da Gold, serão oito viagens adicionais. Já durante o bloco Será Que Abre? (01/02), haverá 18 viagens extras. No dia 07/02, no Bloco da Favorita, estão previstas oito viagens adicionais, e no dia 8/02, durante o Cordão do Boitatá, mais 18 viagens extras. Nos ramais Santa Cruz e Japeri, haverá ainda redução dos intervalos entre os trens.
Barcas
As barcas vão operar com horários especiais na linha Arariboia–Praça XV. Neste sábado (24/01), durante o Chá da Alice, a grade será regular, com intervalos de 30 minutos, mas os intervalos serão reduzidos para 20 minutos das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos. No domingo (25/01), a operação será especial, intervalos de 30 minutos (e não de 60, como de praxe aos domingos) e reduzidos para 20 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h, em ambos os sentidos. Já no dia 31/01, para o Bloco da Gold, haverá regular (30 minutos), com intervalos reduzidos para 15 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h nos dois sentidos.
No dia 01/02, durante o bloco Será Que Abre?, a linha Arariboia–Praça XV terá grade especial com intervalos de 30 minutos, que serão reduzidos para 15 minutos, das 7h às 10h e das 12h às 15h. Já nos dias 07/02 (Bloco da Favorita) e 08/02 (Fogo e Paixão e Cordão do Boitatá), a operação terá intervalos de 30 minutos, com redução para 20 minutos nesses mesmos horários de pico.
A linha Paquetá também contará com esquema especial. No período da tarde, entre 13h e 17h, haverá quatro viagens extras, sendo duas na ida e duas na volta. Para o transporte de cargas, poderão ser realizadas até quatro viagens adicionais, duas no sentido Praça XV e duas no sentido Paquetá, incluindo uma viagem no dia anterior ao evento, em 6 de fevereiro.

