14 de janeiro de 2026
AlerjNotíciasPolítica

Centenário do Palácio Tiradentes torna visita guiada ainda mais histórica

No ano de seu centenário, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), segue de portas abertas à população com visitas guiadas. O tour histórico, que já faz parte da programação cultural da Casa, acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30, com entrada gratuita.

Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o plenário Barbosa Lima Sobrinho, com sua cúpula composta por vitrais e piso em mosaico francês, além do Salão Nobre, biblioteca, sala de imprensa Tim Lopes, entre outros espaços que narram curiosidades sobre a política do país e do Rio de Janeiro.

Visitas com guia bilíngue

A visita conta com guias bilíngues, que apresentam os relatos de cada etapa da construção do prédio (1922-1926). A tour passa pela Constituinte de 1934 e o período em que ficou fechado (1937-1945) por conta do Estado Novo, até os dias atuais, quando foi sede do Legislativo fluminense até julho de 2021 — na ocasião em que os deputados e a maior parte dos servidores se mudaram para o prédio do extinto Banerj, na Rua da Ajuda, nº 5, Centro.

É também durante o passeio que os visitantes descobrem que a arquitetura eclética do Palácio Tiradentes, inaugurado em 06 de maio de 1926, destaca-se por mesclar estilos franceses e neoclássicos, além de ter ocupado o terreno que abrigou por muitos anos a “Cadeia Velha” da cidade, onde o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), ficou preso durante cinco dias antes de ser enforcado em 21 de abril de 1792.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *