Conjunto transportador com transformador deve passar pela Serra das Araras (RJ) no próximo domingo (11)
Um conjunto transportador de 106 metros de comprimento, mais de 6m de largura e pesando 647 toneladas que está em deslocamento pela Dutra (BR-116) e seguirá até o Porto de Itaguaí deverá passar pela Serra das Arara neste domingo, dia 11 de janeiro. A operação exigirá alterações no tráfego para garantir a segurança dos clientes.
A RioSP, uma empresa do Grupo Motiva, em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e a empresa responsável pelo transporte, acompanhará todo o deslocamento do conjunto transportador e fará o bloqueio total da pista de subida (sentido São Paulo), a partir das 22h do domingo (11/01/2026) até as 5h da segunda-feira (12/01/2026).
Operação
O conjunto transportador irá transpor da pista de descida (sentido Rio de Janeiro) para a pista de subida (sentido São Paulo) no km 233 e seguirá até o km 224, onde retornará à pista de descida (sentido Rio de Janeiro ) e seguirá até o km 221 em Paracambi, onde fará uma nova parada.
Confira a previsão de deslocamento:
Domingo (11/01/2026)
• 9h: Início dos serviços preparatórios para a passagem da carga, com possíveis interdições parciais na pista de subida (sentido São Paulo).
• 22h: Fechamento total da pista de subida (sentido São Paulo), no km 223,5 sul (sentido São Paulo), em frente à balança de Paracambi e início do deslocamento da carga, no km 239.
Segunda-feira (12/01/2026)
• 7h: Término do deslocamento e previsão de liberação total do tráfego.
Orientações aos motoristas
A RioSP reforça seu compromisso com a segurança e orienta os motoristas a programarem sua viagem com antecedência. Durante o fechamento da pista de subida — das 22h de domingo às 5h de segunda-feira — todo o trecho estará devidamente sinalizado.
Os motoristas que passarem pela região no sentido Rio de Janeiro devem redobrar a atenção à sinalização e respeitar os limites de velocidade.
As datas e horários poderão sofrer alterações em função de ajustes operacionais dos envolvidos na operação ou por condições meteorológicas.

