2 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasPolítica

Flávio não se opõe a Nicola para mandato-tampão, mas decisão será tomada após Carnaval

Senador do PL admite eleição indireta na Alerj para manter aliado de Cláudio Castro no Palácio Guanabara, enquanto decisões estratégicas aguardam posição de Bolsonaro

O filho mais velho de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, não se opõe ao nome de Nicola Miccione para o governo do Rio, em um mandato-tampão deixado pela vacância de Cláudio Castro, que deve se candidatar ao Senado, em 2026. A aliados, Flávio já afirmou não ver com resistência a possibilidade de ter o principal secretário de Castro à frente do Palácio Guanabara, por meio de uma eleição indireta na Alerj. O patriarca da família, Jair Bolsonaro, entretanto, ainda não foi consultado sobre a estratégia. Bolsonaro segue hospitalizado e deve receber alta nesta quinta-feira, em Brasília.

Flávio, que autorizou a filiação de Micioone ao PL, já fez uma única ressalva: qualquer decisão será tomada após o Carnaval. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, concorda com a estratégia. Miccione, aliás, não deve permanecer filiado ao PL depois da eventual eleição pela Alerj. A intenção é sinalizar que ele não pretende ser candidato nas urnas em 2026, deixando claro que o pacto de confiança com o partido seguirá de pé e que a eleição é circunstancial para manter um aliado de Castro à frente do estado.

Mas, ainda há outro pano de fundo por trás disso tudo: Washington Reis tenta se credenciar para disputar o governo do Rio até os 45 do segundo tempo. Caso não consiga, o PL buscará outro nome para representar o bolsonarismo contra Eduardo Paes na disputa pelo governo. Neste caso, a chapa dos sonhos seria Douglas Ruas para o governo e Márcio Canella, vice. Toda e qualquer escolha, contudo, deve partir da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde Bolsonaro deve seguir, a menos que a sua prisão seja convertida em domiciliar.

A ideia de manter Castro até o Carnaval, é claro, visa deixar o governador na vitrine gerada pela festa mais popular do país.