19 de dezembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado intensifica policiamento da Operação Segurança Presente durante o verão na Zona Sul e no Centro do Rio


Nove bases receberão reforço direto: Aterro, Botafogo, Centro, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Lapa, Laranjeiras e Leblon, num total de 495 agentes autuando diariamente

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Governo, vai intensificar o policiamento da Operação Segurança Presente nas áreas da Zona Sul e no Centro da capital durante o período de verão. A ação tem como objetivo reforçar a segurança da população, apoiar a Polícia Militar e garantir a organização dos espaços públicos diante do aumento do fluxo de moradores e turistas em praias, áreas de lazer e eventos sazonais.
O reforço especial começa nesta quinta-feira (18/12) e segue até 1º de março, contemplando diretamente nove bases estratégicas: Aterro, Botafogo, Centro/Lapa, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Laranjeiras e Leblon, que contarão com 495 agentes atuando diariamente.
–  Estamos reforçando a presença do Estado nos pontos que mais recebem moradores e turistas durante o verão. Esse aumento do efetivo do Segurança Presente garante mais prevenção, mais proximidade com a população e mais tranquilidade para quem vive e visita o Rio de Janeiro – afirmou o governador do Estado, Cláudio Castro.
Como medida adicional de cuidado com o efetivo, os policiais que atuarão nessas regiões durante o verão passarão a utilizar camisas com proteção UV. O novo uniforme ajuda a prevenir queimaduras causadas pela exposição prolongada ao sol, além de oferecer maior conforto térmico, por ser mais leve e favorecer a transpiração durante o serviço nas ruas.
–  É um trabalho integrado, planejado e contínuo, que amplia o policiamento e organiza os espaços públicos em um período de grande movimentação, reafirmando o compromisso do governo com a segurança e a ordem nas ruas – disse o secretário de Governo, André Moura.
Ao todo, serão empregados 54 policiais militares extras e 18 viaturas adicionais, que se somam ao efetivo e à frota já existentes nas bases do Segurança Presente. Com isso, o policiamento passa a operar de forma ampliada, sobretudo nos fins de semana e em áreas de maior circulação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *