17 de dezembro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoLeste MetropolitanoNotíciasNotícias 24hsRio BonitoRio-Estado

Alimentos impróprios para consumo são descartados em fiscalização nos municípios de Rio Bonito e Belford Roxo


A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ encontraram, nesta terça-feira (16/12), durante fiscalização em mercados localizados nos municípios de Rio Bonito e Belford Roxo, irregularidades como problemas estruturais e alimentos impróprios para o consumo. Ao todo, seis estabelecimentos foram vistoriados.

Os fiscais apreenderam 88 quilos de alimentos impróprios para o consumo, que estavam fora do prazo de validade ou sem especificação quanto à data de manipulação e à nova validade. Também foram encontrados produtos expostos à venda sem barreira de proteção e com manipulação direta pelo consumidor. Todos os itens foram descartados na presença dos fiscais.

Durante a operação, foram identificados ainda problemas estruturais, como ralos não sifonados e sem tela de proteção, piso rugoso e presença de ferrugem em câmaras frigoríficas, entre outros. Os estabelecimentos foram autuados e terão o prazo de 15 dias para apresentar defesa.

Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, as fiscalizações em mercados têm como objetivo garantir a segurança sanitária dos alimentos, desde a estocagem até a exposição ao consumidor.

— Algumas das irregularidades encontradas nos mercados fiscalizados colocam em risco a saúde pública. Nossas ações também coíbem abusos, como a venda de produtos vencidos ou com peso adulterado — explica Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *