Cláudio Castro inaugura sede da Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande
Nova unidade, uma das 15 especializadas no estado, reforça a rede de proteção e acolhimento ao público feminino
O combate à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar um importante reforço. O governador Cláudio Castro inaugurou nesta quinta-feira (11/12), a nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, bairro mais populoso da Zona Oeste do Rio. Para a Secretaria de Estado de Polícia Civil, as novas instalações da unidade representam mais um avanço para o fortalecimento da rede de proteção e acolhimento ao público feminino.
Inaugurada em 1991, mas desde 2015 alocada em Guaratiba, ao lado da 43ª DP, a Deam Campo Grande foi anunciada pelo governador Cláudio Castro em 2023 e contou com investimento de R$ 2,5 milhões para ser reerguida. A delegacia está localizada na Avenida Cesário de Melo, nº 4.138.
– É uma alegria entregar um equipamento como esse. É mais um passo para colocar a mulher no centro da estratégia governamental. O atendimento é especializado, mas não significa que elas deixarão de ser bem atendidas em outros espaços. A política da mulher está em todas as áreas do governo, seja na segurança pública, saúde, educação, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, trabalho e renda – afirmou o governador.
Ações em proteção da mulher
A Deam Campo Grande é uma das 15 unidades especializadas no combate à violência contra a mulher no estado. Além de salas de depoimento, a delegacia está equipada com uma brinquedoteca, que visa acolher crianças que tenham sido vítimas ou estejam acompanhando suas mães. Toda a equipe está capacitada para o acolhimento e atendimento humanizado a todas as vítimas.
– Estamos devolvendo a Deam para o bairro de Campo Grande, o maior do Rio, e essa iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil para combater a violência contra a mulher. Esta unidade será um porto seguro para as cidadãs na Zona Oeste. Com a nova unidade, a população do bairro terá mais facilidade no acesso e isso é fundamental para atingir esse público – afirmou o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
A diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), delegada Gabriela Von Beauvais, lembrou que tanto a unidade de Campo Grande quanto as demais Deams estão prontas para atender as cidadãs do Rio de Janeiro.
– Estamos trazendo de volta a Deam para Campo Grande, para um local de fácil acesso, próximo à estação do BRT, para facilitar a chegada à delegacia. Confiem na Polícia Civil. Todos os tipos de violência devem ser registrados. É muito importante quebrar o ciclo da violência e procurar ajuda – afirmou.
Em outubro, o Governo do Estado e a Polícia Civil inauguraram mais uma unidade, a Deam Zona Sul. Além disso, está em fase final o projeto da Deam Digital, que vai ampliar ainda mais o acesso às mulheres do Rio de Janeiro.
– A Deam está de portas abertas, 24 horas por dia. É um lugar seguro para acolher e dar apoio às mulheres, uma porta de entrada para uma ampla rede de proteção do Estado – destacou a titular da Deam Campo Grande, delegada Fernanda Caterine.

