Câmara do Rio conquista certificação Lixo Zero pelo quarto ano consecutivo
A Câmara do Rio se tornou o único órgão público no Brasil a manter a certificação Lixo Zero por quatro anos consecutivos. Na tarde desta quinta-feira (10/12), o presidente Carlo Caiado (PSD) assinou os certificados que concedem o quarto selo para o Palácio Pedro Ernesto e o segundo para o Edifício Serrador. O reconhecimento é dado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
“Esse resultado mostra que nosso compromisso com a sustentabilidade é para valer. Somos o único órgão público do Brasil a manter o selo Lixo Zero por tanto tempo. Nós decidimos que, aqui, sustentabilidade é prática permanente”, ressaltou Caiado, que aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos servidores no cuidado com o descarte de resíduos.
Coordenadora de Sustentabilidade da Câmara, Malu Campos apontou alguns números que mostram como as boas práticas geram impactos positivos para a Casa e o meio ambiente: “Por mês, nós temos gerado quase uma tonelada de resíduos orgânicos que vão para compostagem e voltam para a gente como adubo. E para reciclagem são enviadas quase três toneladas mensalmente. Continuaremos trabalhando para inovar e aprimorar nossas práticas, servindo de exemplo para outras instituições públicas”, completou.
Consultora de sustentabilidade do Legislativo municipal, Luiza Denardin mencionou outros dados importantes: “Quando a gente olha a realidade do Brasil, vê que são encaminhados para reciclagem apenas 4% do total de resíduos. Já na Câmara do Rio nós invertemos essa lógica, desviamos mais de 90% de resíduos de aterro. A cada 10 sacos de resíduos gerados aqui na Câmara, só um vai para aterro sanitário. Os demais são encaminhados para aproveitamento em outros processos”.
Exemplo de sustentabilidade
O presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, participou do encontro de forma remota e elogiou o trabalho feito pelo Parlamento carioca. “A Câmara tem exercido um dos maiores princípios do Lixo Zero: autoridade moral e exemplaridade pública. Hoje, a Câmara Municipal do Rio é a instituição pública com o maior ciclo de certificações de todo o país”, celebrou.
O Palácio Pedro Ernesto, sede histórica da Câmara, foi o primeiro prédio público do país a receber a Certificação Lixo Zero em 2022, um feito pioneiro que abriu caminho para a renovação do selo em 2023, 2024 e, agora, em 2025. O Edifício Serrador, a nova sede do Legislativo Carioca, obteve sua primeira certificação em 2024 e renovou este ano, consolidando o compromisso da instituição em todas as suas instalações.
A Câmara do Rio tem realizado outras iniciativas de grande impacto em prol do meio ambiente. O Edifício Serrador será a primeira sede de Casa Legislativa da América Latina a utilizar energia 100% limpa, uma medida que protege o meio ambiente e ainda representa economia estimada de R$ 1 milhão por ano para os cofres públicos.
O que é a Certificação Lixo Zero
A metodologia da Certificação Lixo Zero, validada pela Zero Waste International Alliance, exige que no mínimo 90% de todos os resíduos gerados sejam desviados de aterros sanitários por meio de práticas como reutilização, reciclagem e compostagem.
No país, a certificação é concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização que atua na promoção do conceito Lixo Zero por meio de programas de certificação, educação e mobilização, incentivando empresas, governos e sociedade civil a adotarem práticas que reduzam o desperdício e promovam a economia circular.

