6 de dezembro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Estado

Alunos do Projeto Vinde a Mim participam de mostra literária com oficinas de literatura e contação de história na Tijuca

Iniciativa, realizada pela Associação Luz dos Povos e apoiado pelo MetrôRio, contou ainda com poesia, teatro, música e muita criatividade
Alunos do Projeto Vinde a Mim, realizado pela Associação Luz dos Povos e apoiado pelo MetrôRio, participaram da mostra literária 2025 “Entre Afetos e Liberdade”, na sede da instituição, na Tijuca. Durante o evento, 85 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, reproduziram contos que leram, criaram e ensaiaram durante as oficinas do projeto. Foram duas apresentações, sendo uma pela manhã e a outra à tarde, envolvendo poesia, teatro, música, emoções e muita criatividade.

 

Com atividades voltadas à educação inclusiva, o Projeto Vinde a Mim é uma das iniciativas sociais atendidas este ano pelo MetrôRio, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS). Além das oficinas de literatura e contação de história para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o projeto conta com diversas atividades educativas e culturais, como teatro, dança, artes, música, canto e audiovisual. O objetivo é contribuir no desenvolvimento social e integração comunitária por meio de ações de cidadania e educativas.

 

“Como mãe de um assistido do projeto, senti orgulho e emoção ao ver meu filho e todos os demais jovens mergulhando nesse universo de cultura e imaginação. Foi lindo perceber como a literatura abre caminhos, desperta sonhos e fortalece vínculos a ponto de gerar debates importantes sobre o passado que ainda é tão presente”, comemora Graziella Vivas Pignataro, mãe de um dos alunos atendidos pelo projeto social.

Criado há 15 anos, o Projeto Vinde a Mim, atende a crianças e jovens, de 9 a 16 anos, de comunidades da região da Tijuca, na Zona Norte do Rio, desenvolvendo atividades que contribuem para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1) e a promoção de educação de qualidade (ODS 4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *