3 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Rio de Janeiro abre 200 mil vagas para escolas de referência da rede estadual

Matrículas podem ser feitas online até o dia 5 de dezembro
 
Ensino de línguas estrangeiras, educação em tempo integral, desenvolvimento de habilidades tecnológicas e formação em nível técnico e profissional. Essas são as marcas das escolas de referência da rede estadual de ensino. Para o ano letivo de 2026, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, oferece vagas em unidades de excelência, onde os estudantes podem aprender, além das atividades pedagógicas, outras mais específicas, como inglês, espanhol e mandarim. Entre as mais de 1.200 escolas da rede, há oportunidades para os colégios interculturais, os cívico-militares, as E-Tecs (Escolas de Tecnologia) e os de formação técnica e profissional.


–  Investir na educação é fundamental. Estamos modernizando as escolas, ampliando o acesso e investindo em novas modalidades de ensino que preparam nossos jovens para o futuro. A matrícula digital é parte desse esforço, um avanço importante que facilita a vida das famílias, evitando filas e deslocamentos desnecessários. É uma forma de garantir o direito à educação – declarou o governador Cláudio Castro.

Nas E-Tecs, os estudantes podem optar pelos cursos de Telecomunicações, Eletrotécnica, Transporte Aquaviário, Portos, Agropecuária, Panificação, Multimídia e Programação de Jogos Digitais, com direito a certificado no final.

Nas unidades de tempo integral, os estudantes têm atividades do início da manhã até o final da tarde, passando o dia na escola, onde também fazem suas refeições, tendo mais foco e saindo mais preparados, tanto para o mercado de trabalho quanto para o prosseguimento na vida acadêmica, sendo aprovados nos vestibulares e em concursos públicos.

– Estas escolas têm os menores índices de evasão e os melhores desempenhos no Ideb. Muitos dos nossos jovens chegam às universidades e saem bem mais preparados para o mercado de trabalho, muitos até com ofertas de emprego – afirmou a secretária de Educação, Roberta Barreto.

Inscrições

A matrícula para novos alunos já está aberta e vai até o dia 5 de dezembro. A primeira fase de matrícula é online e atende os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. Os interessados devem acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três e no máximo 8 opções na combinação de escola/curso/série/turno.

O resultado da alocação da Primeira Fase da Matrícula (Pré-Matrícula) será divulgado nos sites Seeduc e Matrícula Fácil, a partir do dia 18 de dezembro. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua Inscrição”.

O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 19 a 26 de janeiro de 2026, e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Critérios de alocação

A 1ª fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nesta ordem:

1 – Preferência à pessoa com deficiência
2 – Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos
3 – Permanência na Rede Pública de Ensino
4 – Preferência de irmãos na mesma unidade escolar
5 – Proximidade da residência
6 – Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo

Cronograma:

– Até 05/12: 1ª Fase da Pré-Matrícula para novos alunos

– A partir de 18/12: Resultado da 1ª Fase da Pré-Matrícula nos sites Seeduc e Matrícula Fácil

– De 19/01 a 26/01/2026: Confirmação da 1ª Fase da Pré-Matrícula

Conheça mais sobre as escolas de referência na rede estadual:

Interculturais – Possuem parcerias com consulados, embaixadas e órgãos de representação governamental de diversos países. Oferecem o aprendizado do idioma, da cultura, da culinária e do estilo de vida de cada país representado.

Unidades cívico-militares – Têm parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Ofertam formação acadêmica indispensável ao exercício da cidadania e à incorporação de atributos éticos, morais e sociais.

Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs) – As unidades contam com painéis solares, sistema de reúso de água, conexão à internet de alta qualidade e salas makers, que são espaços de criação, lousas digitais, canetas e impressoras 3D, chromebooks (computadores portáteis), entre outros recursos. Além disso, possuem coleta seletiva de lixo e composteira na horta comunitária.

Técnicos e profissionalizantes – Possuem parcerias com empresas ou outras entidades, a fim de ofertar cursos profissionalizantes e técnicos.

Vocacionadas ao esporte – Contribuem para a formação do aluno-atleta-cidadão, utilizando determinadas modalidades esportivas como ferramenta de mediação pedagógica.

Vocacionadas à música – Possuem parceria com o Projeto Música nas Escolas. Além do itinerário formativo ligado à música, oferecem disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) – Possibilitam que os estudantes se engajem em pesquisas, elaborem projetos e desenvolvam criações e inventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *