Câmara do Rio: ‘O Rio do Futuro’: especialistas debatem soluções para os transportes públicos da cidade
Reorganizar a circulação urbana, atendendo às demandas crescentes por eficiência, sustentabilidade e integração entre modais, tem sido um desafio levado a sério pelo parlamento carioca. A Câmara do Rio se junta à Editora Globo e ao Sistema Globo de Rádio no seminário “O Rio do Futuro”, que reúne vozes da sociedade para debater soluções eficientes que melhorem a mobilidade urbana. O evento acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, às 10h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Especialistas, autoridades, empresários e cidadãos vão se reunir em painéis temáticos. No dia 3, às 10h, acontece o painel “O Rio não para: mobilidade como caminho para o desenvolvimento”. Às 11h, o tema será “Transporte que transforma: o papel dos trens, ônibus e VLTs na revitalização do Rio”.
Na quinta-feira (4/12), às 10h, será debatido “Transporte inteligente, cidade melhor: o futuro já começou?”. Em seguida, será realizado o painel “Do acesso à autonomia: o transporte que faz diferença na vida real”. Todos os debates serão mediados pela jornalista Lívia Torres.
Além de parlamentares, estarão presentes a diretora-executiva do ITDP Brasil, Clarisse Linke; o chefe-executivo do Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), Thiago Curvello; a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio; o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Gustavo Guerrante; o diretor-executivo da Rio Negócios, Marcelo Haddad; a consultora do Banco Mundial e do BID, Cristina Albuquerque; e o diretor de Implementação da C40 para a América Latina, Gabriel Tenenbaum.
Tema prioritário na Câmara
A qualidade na mobilidade urbana é uma das prioridades do Legislativo carioca. Recentemente, a Casa aprovou a Lei Complementar 289/2025, que abre caminho para a substituição dos ônibus do BRT por Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou Veículos Leves sobre Pneus (VLP) nos corredores Transcarioca e Transoeste. A lei, já sancionada pelo Poder Executivo, alia maior capacidade de transporte à redução de emissões e ruídos, além de aproveitar a infraestrutura já existente.
A Lei Complementar 284/2025 destina ao Fundo de Mobilidade Urbana Sustentável (FMUS) recursos oriundos das contrapartidas do “Projeto Imagine”, no Parque do Legado Olímpico. A expectativa é de um aporte superior a R$ 100 milhões para o desenvolvimento de ações de controle e fiscalização do trânsito e tráfego nas vias, estradas e logradouros do município.
Outra frente é a regulamentação do transporte aquaviário na Zona Sudoeste. Com o PLC 164/2024, a Câmara autorizou que barqueiros que já atuam na Lagoa da Tijuca, no Canal de Marapendi e no Canal da Barra passem a operar por meio de credenciamento, garantindo mais segurança tanto aos profissionais quanto aos usuários.

