13 de novembro de 2025
AlerjNotíciasPolítica

ALERJ celebra a proclamação da república com visita Teatralizada no Palácio Tiradentes

A atividade recebeu alunos e levou o público a reviver – de forma educativa, interativa e lúdica – a transição do regime monárquico para o republicano.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nesta quinta-feira (13/11), visita teatral gratuita sobre a Proclamação da República no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento. A atividade recebeu mais de 50 alunos na primeira sessão e levou o público a reviver, de forma educativa, interativa e lúdica, a transição do regime monárquico para o republicano.

Durante o passeio, os visitantes percorreram espaços históricos do Palácio acompanhados por oito personagens que marcaram o período: Dom Pedro II, Princesa Isabel, Marechal Deodoro da Fonseca, Ruy Barbosa, Barão do Rio Branco, Josefina Álvares de Azevedo, Benjamin Constant e Quintino Bocaiúva.

Aprendizado além da sala de aula

A professora Nádia de Almeida, do Colégio Estadual Bom Pastor, em Belford Roxo, destacou a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Trazer os estudantes para essa ação é uma oportunidade de ampliar o conhecimento deles e apresentar uma nova realidade, diferente do cotidiano em que vivem. Aqui, eles aprendem de forma prática e vivenciam o que é ensinado em sala de aula de um jeito diferente. O formato teatral tornou a experiência ainda mais rica, além de permitir que conheçam a estrutura histórica do Palácio Tiradentes, que muitos não conheciam”, disse.

Aluna do 8º ano, Ana Nascimento contou que já conhecia a história do Palácio Tiradentes, mas nunca havia visitado. “Achei muito legal a escola trazer a gente, porque é importante conhecer mais sobre o nosso país e entender a diferença entre o Império e a República. A gente precisa aprender sobre o passado para não repetir os mesmos erros no futuro. O Palácio é muito bonito, dá pra sentir o peso da história em cada detalhe, nas artes, nas pinturas, nos mármores. Tudo aqui conta um pedacinho do que já aconteceu, e isso não pode ser esquecido”, pontuou.

O papel do Parlamento na vida da população

A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância da ação. “Com a encenação e a interação entre guias e personagens históricos, o público pôde revisitar um dos momentos mais marcantes do país e refletir sobre o significado da República e o papel do Parlamento na vida do cidadão. Foi uma oportunidade de aprendizado e de aproximação da população com a história e a Alerj”, afirmou.

Responsável pelo roteiro da visita teatralizada, a guia do Palácio Tiradentes Vitória Mello explicou que a proposta da atividade é fazer o público se sentir parte da história. “Queremos tornar a história mais palpável e próxima das pessoas, para que o visitante vivencie esse momento de forma concreta, aqui mesmo, no cenário em que tudo se passou. Nesta semana, em que celebramos a Proclamação da República e acontecem as provas do Enem, recebemos muitos alunos interessados em conhecer mais sobre esse período e sobre o papel do Parlamento na construção da República”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *