10 de novembro de 2025
Câmara do RioCâmarasNotíciasPolítica

Câmara Juvenil visita o Tribunal de Contas do Município

Parlamentares mirins estiveram na sede do órgão e assistiram a uma palestra sobre a importância do TCM no controle das contas públicas. A atividade visa promover a cidadania dos jovens alunos da rede pública

Para conhecer de perto as frentes de atuação do Tribunal de Contas do Município (TCM), órgão auxiliar do Legislativo carioca responsável por fiscalizar recursos, bens e valores públicos, os jovens do projeto Câmara Juvenil visitaram o órgão nesta sexta-feira (07/11). Eles foram recebidos pela auditora de controle externo na área da educação, Ketza Cardoso.

A servidora apresentou aos vereadores mirins os projetos desenvolvidos pelo TCM, com destaque para o Programa Aluno Cidadão, no qual estudantes atuam como auditores mirins, utilizando tablets para fiscalizar obras em suas escolas. “Buscamos trazer exemplos voltados à educação por ser algo que tem proximidade com os alunos. O objetivo é aproximá-los da prática do controle social”, explicou.

Durante a visita, os jovens integrantes da Mesa Diretora tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências no parlamento mirim. Giovanna Souza, 14 anos, aluna da Escola Municipal Jacques Raimundo, em Realengo, emocionou-se ao contar que seu projeto foi o primeiro a ser apresentado por um vereador, no mesmo ano que foi elaborado na Câmara Juvenil.

“Acredito que a juventude é o futuro e precisa estar engajada na política. Criei a Campanha Permanente Marielle Franco – Resistência Vive, voltada à valorização da juventude e ao enfrentamento das desigualdades sociais. Ao ver a proposta ser apresentada pela vereadora Monica Benicio (PSOL) e, depois, ser aprovada por unanimidade, mostra que os jovens querem e podem participar da política”, disse.

A vereadora juvenil Laís Ferreira, estudante do GET Cláudio Manoel da Costa, em Guarujá, contou que saiu da palestra ainda mais inspirada. “Espero que o nosso trabalho incentive uma nova geração a se interessar pela política. Só nós sabemos o quanto é gratificante estar aqui, poder aprender e ter a oportunidade de sermos ouvidos”, celebrou.

Ideias que viram leis

O programa Câmara Juvenil é uma realização da Câmara Municipal do Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na qual vereadores mirins se reúnem de forma híbrida para estudar o processo legislativo, noções de direito constitucional, competências e responsabilidades de um vereador, e aprovar leis que possam transformar a suas realidades.

No fim do ano, as propostas aprovadas em definitivo pelos jovens parlamentares são enviadas aos vereadores como sugestões de projetos que podem virar leis municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *