Diálogos Locais: Câmara do Rio se une à Secretaria do Ambiente e Clima para realização de atividades pré-COP 30
Colaboração entre Executivo e Legislativo é vista como estratégica para garantir soluções para a cidade
Às vésperas da COP-30, em Belém, o Rio de Janeiro receberá, na primeira semana de novembro, o evento Diálogos Locais, que tem como objetivo fortalecer a integração entre instituições, sociedade civil e setor privado na construção de soluções urbanas e climáticas inovadoras reafirmando o protagonismo do Rio na agenda ambiental. A iniciativa é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, e a Câmara do Rio dará a sua contribuição sediando dois dias de atividades (4 e 5 de novembro, das 14h às 17h). A colaboração entre Executivo e Legislativo é essencial para garantir que as soluções e propostas geradas nos debates encontrem respaldo na legislação e na política pública local.
A secretária municipal do Ambiente e Clima, Tainá de Paula, enfatizou a importância da iniciativa e da parceria com o Legislativo para a concretização das metas ambientais do Rio de Janeiro: “O Diálogos Locais é a nossa forma de garantir que a pauta global do clima seja, antes de tudo, uma agenda construída pela população carioca e validada pelas suas instituições. A parceria com a Câmara Municipal é fundamental porque é no Legislativo que as propostas da sociedade civil se transformam em leis e políticas públicas perenes. Nossa missão é fortalecer essa integração entre Executivo, Legislativo, sociedade civil e setor privado”.
“A crise climática já deixou de ser um desafio invisível há muito tempo. Ela se apresenta na vida das pessoas: nas enchentes que atingem famílias, nos deslizamentos que ameaçam comunidades inteiras, nas ondas de calor que prejudicam a saúde. A integração entre prefeitura, Câmara e a sociedade como um todo é essencial para construirmos soluções concretas amparadas em um amplo debate. O Legislativo municipal, que conta com uma Comissão de Meio Ambiente atuante, tem muito a contribuir”, afirma o presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD).
No dia 4, será realizado no Salão Nobre da Câmara o Encontro de Parlamentares. O evento reunirá parlamentares municipais, estaduais e federais para fortalecer a agenda de implementação e a ação climática multinível. A ideia é debater estratégias de implantação da agenda climática e contribuir para o avanço da aliança CHAMP (Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática). Os parlamentos são considerados fundamentais para a incorporação de acordos internacionais e para a normatização de ações locais que contribuem para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Entre os parlamentares confirmados, estão membros de diversas bancadas, além da secretária Tainá de Paula (PT-RJ) e do presidente da Câmara, Carlo Caiado, que integrarão a mesa de abertura. Em seguida, serão promovidas duas mesas de debates.
Coordenadora de Sustentabilidade da Câmara participará de painel dia 5
No dia 5, a programação abordará “O Poder da Reinvenção Urbana: Marcas de Impacto, Economia Circular e a Governança Metropolitana”. Nesse dia, o painel principal terá como tema central “Do Descarte ao Desenvolvimento: Marcas de Impacto como Agentes de Transformação Socioambiental e a Estratégia de Integração Metropolitana”, com a proposta de redefinir o valor corporativo, focando em marcas que geram retornos financeiros, sociais e ambientais positivos e mensuráveis.
O painel terá a participação da coordenadora de Sustentabilidade da Câmara, Malu Campos: “Acreditamos que a construção de uma cidade mais justa e resiliente passa pela integração entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado. No Legislativo carioca, temos avançado na adoção de práticas sustentáveis, como gestão de resíduos, economia circular e certificação Lixo Zero, reafirmando nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com um futuro mais equilibrado para o Rio”.
Também comporão o painel a secretária municipal de Integração Metropolitana, Cynthia Felix; o cofundador e diretor do ReverseLab, Patrick Botsch; Leonardo Jarlicht e Guiga Jarlicht, idealizador e sócio da Vaique, laboratório de soluções materiais que se dedica a explorar e desenvolver materiais não convencionais de baixo impacto voltados para o mercado; Alessandro Lickunas, CMO e cofundador da Better Drinks.

