Belford Roxo: CRAS Xavantes abre oficina de Barbeiro
Uma boa opção para quem quer aprender a cortar cabelo e abrir o próprio negócio é ingressar na Oficina de Barbeiro, oferecida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Xavantes, em Belford Roxo. Para participar é necessário ter idade acima de 16 anos e estar inserido no Cadastro Único (CadÚnico).
A oficina tem a duração de três meses. As aulas são ministradas através do barbeiro profissional, Carlos André Barbosa Cortês, que atua no setor há 26 anos. “Temos dois horários: de manhã, às 11h30 e à tarde, às 14h. E para participar como modelo, não há exigência de idade”, informa Bárbara Gonçalves, Coordenadora do CRAS.
Boa oportunidade
Assim que soube da novidade, o casal Elvis Soares e Cecília Noronha aproveitou para levar o filho Henry Lorenzo, de 2 anos, para atuar como modelo na Oficina e deixar o cabelo na régua. “Estávamos no CRAS e quando soubemos da possibilidade de cortar o cabelo do nosso menino de graça, não perdemos tempo”, disse Cecília. Elvis também aproveitou e cortou as madeixas.
O CRAS Xavantes foi um dos equipamentos públicos depredado, durante a gestão anterior. A unidade precisou ser completamente reformada. O Centro de Referência de Assistência Social foi reinaugurado no final de agosto e entregue à população novinho, com seis salas, um auditório, um almoxarifado e uma copa. Lá, também tem oficinas de artesanato, sobrancelhas e macramê (tecelagem manual que utiliza nós para criar peças decorativas, sem utilização de máquinas e agulhas).
A população pode dispor de serviços como PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), que inclui atendimento e acompanhamento familiar. Na unidade é possível ainda dar entrada no Cadastro Único; Bolsa família, Benefício de Prestação Continuada (BPC). O órgão ainda faz encaminhamentos e tem serviços específicos para pessoas com deficiência.
