21 de outubro de 2025
Baixada FluminenseBelford RoxoMunicípiosNotícias

‘Dia D de Multivacinação’ aplica mais de 4 mil doses em crianças e adolescentes em Belford Roxo

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (18/10) o “Dia D de Multivacinação” com 49 pontos (Unidades de Saúde de Família e Policlínicas) de imunização atendendo a população dentro da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.  Ao longo de todo o dia foram aplicadas mais de 4 mil doses de vacinas previstas no Calendário Nacional 2025.

A campanha teve o objetivo de ampliar a cobertura e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, percorreu diversas unidades de saúde acompanhando de perto o “Dia D de Multivacinação”.

Atualização importante

“Muito importante que as famílias busquem as unidades de saúde para essa atualização vacinal. Importante também a atenção e o carinho com que nossos profissionais recebem e atendem as crianças em todas as unidades de saúde de Belford Roxo”, disse o secretário Eduardo Feital.

Estiveram disponíveis os imunizantes para vacinação: BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza (gripe), Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A, HPV e Dengue (10 a 14 anos).

“Parabéns a Secretaria de Saúde por disponibilizar essa vacinação aqui perto de casa. Faltava trazer meu filho para completar a caderneta com a vacina da dengue”, disse a auxiliar administrativo Raissa Nascimento, de 28 anos, ao lado do filho Riquelme Ferreira Nascimento, de 10, na Policlínica de Heliópolis.

Poliomielite e sarampo

A mobilização nacional aconteceu em um momento de alerta para a saúde pública. Embora o Brasil tenha eliminado doenças como, poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular. A vacinação protege não apenas quem recebe o imunizante, mas toda a comunidade.

“Trouxe meu filho para atualizar seu cartão de vacina e porque é importante preveni-lo das doenças que podem ser evitadas estando em dia com as vacinas. Tenho que cuidar da saúde do meu filho que é o meu maior tesouro”, afirmou Alexandro Araújo, 36 anos, ao levar seu filho Pietro Alvarenga, de 10 anos, na Policlínica Neuza Brizola.

Surtos de doenças

Desde o início da manhã, as unidades de saúde contaram com grande presença de famílias e crianças na busca da atualização vacinal. Na estratégia atual, a vacinação contra o sarampo é uma das mais procuradas e aplicada na população para manter o país livre da circulação da doença, diante do risco representado por surtos que ocorrem em países vizinhos.

“Gostei porque trabalho durante a semana toda e não tinha tempo para levar meu filho para vacinar. Importante que campanhas como essa aconteçam aos sábados. Parabéns também ao prefeito Márcio Canella pelo grande governo que vem fazendo na cidade”, afirmou Camila Souza, de 36 anos, moradora do Jardim Redentor, que levou o pequeno Ravi de 9 meses, para receber a imunização contra a febre amarela na USF Bom Pastor.

A Campanha de Multivacinação prossegue até o dia 31 deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *