ENEL Rio reúne crianças de projetos sociais no Maracanã para a “partida do coração”
Jogo com lendas das seleções do Brasil e Itália promoveu a inclusão e o acesso ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Craques como Roberto Baggio e Romário participaram da partida, que celebrou a amizade entre os dois países.
O Dia das Crianças ficará marcado na memória de cerca de 3.000 crianças, adolescentes e familiares dos projetos socioesportivo e educativo “Craque do Amanhã” e Escola de Lutas José Aldo, que formaram a torcida especial da “Partida do Coração”, evento beneficente realizado nesta sexta-feira (10), que reuniu lendas do futebol do Brasil e da Itália, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Inspirada nas Copas do Mundo de 1982 e 1994, a partida foi apresentada pela Enel Rio, principal patrocinadora do evento, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Projeto Craque do Amanhã.
Além de celebrar a amizade entre os dois países, a ação teve como objetivo promover a inclusão social e o acesso ao esporte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. No total, aproximadamente 20 mil pessoas ocuparam as arquibancadas ao longo do dia, entre crianças de núcleos sociais, colaboradores da Enel e convidados.
O jogo principal reuniu lendas do futebol brasileiro e italiano. Entre os brasileiros, participaram Júlio César, Cafu, Zico, Lúcio, Bebeto, Romário, Viola, Ricardo Rocha, Edilson, Luizão, Júnior, Juninho Paulista, Zinho, Gilberto, Lúcio, Maicon, Careca e Gérson. Já do lado italiano, Roberto Baggio, Panucci, Incocciati, Di Livio, Sergio Brio, Bruno Giordano, Altobelli, Materazzi, Cannavaro, Marco Amelia e Amoruso marcaram presença no amistoso.
“A ‘Partida do Coração’ celebrou o Dia das Crianças, a amizade entre o Brasil e a Itália e o encontro de gerações e culturas na promoção da transformação social. É nessa energia que seguimos acreditando: a que conecta pessoas, caminhos, oportunidades e sonhos. Mostramos às crianças e adolescentes que o esporte pode abrir portas e gerar memórias inesquecíveis”, afirmou Francesco Moliterni, presidente da Enel Rio.
Patrocinado pela Enel Rio há 13 anos, o “Craque do Amanhã” foi criado pelo ex-jogador Ibson, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O projeto oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional a crianças e adolescentes entre oito e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de futebol, cursos profissionalizantes, aulas de inglês e reforço escolar. Aqueles que demonstram interesse são encaminhados, ainda, para o programa Jovem Aprendiz, com a oportunidade do primeiro emprego.
Com duas unidades em São Gonçalo, uma em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro, e outra em São Paulo, a iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de transformação social e contribui para a formação da cidadania, o combate à violência e o respeito aos direitos humanos.
A Partida do Coração também contou com o patrocínio de Kinder, Sicily by Car e L´assistedile e apoio institucional da Cedae, Embaixada da Itália em Brasília e Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.
Enel Rio: Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados
A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$ 94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.