7 de outubro de 2025
AlerjNotíciasPolíticaRio-Estado

Aviso de pauta: CPI das câmeras da ALERJ realiza nova oitiva com empresas e associações de proteção veicular

A Comissão também convidou o rapper MC Poze para falar sobre o roubo e a rápida recuperação de seu carro.

A CPI das Câmeras, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), destinada a apurar o funcionamento de sistemas de videomonitoramento em locais públicos, realiza nesta segunda-feira (06/10), às 10h, nova oitiva com representantes de empresas e associações de proteção veicular. O encontro será na sala 1801 do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, com transmissão pela TV Alerj.

Além de nove representantes empresariais, a CPI também convocou para prestar depoimento o cantor Marlon Brendon Couto da Silva, mais conhecido como MC Poze do Rodo. O convite foi deliberado na última reunião do colegiado e o objetivo dos parlamentares é receber esclarecimentos sobre o roubo e a rápida recuperação do carro de Poze. No dia 19 de setembro, o artista retomou a posse, em poucas horas, do seu veículo, uma Land Rover Defender blindada, que havia sido roubada enquanto estava com dois amigos no Recreio dos Bandeirantes.

Esquemas de roubos de carros e cargas

Nas últimas semanas, a CPI se debruçou em apurar esquemas de roubos de carros e cargas envolvendo as associações de proteção veicular. As empresas são investigadas por supostos pagamentos a criminosos e traficantes para resgates dos veículos roubados, irregularidades na contratação das câmeras de monitoramento, além de sonegação de impostos.

Os integrantes do grupo já estiveram, inclusive, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, para realizar oitivas com cinco detentos que foram presos por envolvimento nesses esquemas. Já na última reunião da comissão, os parlamentares determinaram a prisão de dois empresários que prestaram depoimentos: Sérgio David, representante da Associação Rio Ben Benefícios, e Thiago Menezes, presidente da empresa de proteção veicular Êxodos

O presidente da Comissão, deputado Alexandre Knoploch (PL), destacou a seriedade dos trabalhos da CPI e criticou o comportamento de algumas testemunhas. “Estamos diante de uma investigação séria, que vem enfrentando máfias no Rio de Janeiro. O que mais nos chamou atenção é como muitos chegam dispostos a faltar com a verdade. A CPI continuará a se aprofundar na apuração sobre os esquemas de pagamento de resgates e outras práticas criminosas”, declarou.

Além de MC Poze do Rodo, a CPI convocou os seguintes empresários para a reunião: Sergio de Faria Ferreira Leite Junior e Karla Borneo de Almeida, representantes da Maisrio Associação de Apoio aos Proprietários e Motoristas Autônomos de Veículos da Região Metropolitana do Estado do Rio; Fábio Soares Valente, representando a Premium Clube Proteção Veicular; Felipe Costa Melo, da Unicar Proteção Patrimonial Mutualista; Wallace Bispo da Conceição e Daiane de Figueiredo do Prado, da Águia Tracker Monitoramento; Iza da Silva Almeida, representante da TMJ Assistência 24 Horas Ltda; Paulo David Fuerte, da Mastter-Rio; além de Alex Cordeiro de Freitas, da Gênesis Associação de Benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *