Teresópolis estreia e se destaca no RIO+AGRO 2025
Pela primeira vez, município leva sua força rural ao palco nacional do agronegócio sustentável, mostrando potencial e identidade
Teresópolis marcou presença histórica no RIO+AGRO 2025 – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável, que começou no dia 1º de outubro e segue até o dia 3, no Riocentro – Pavilhão 2, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez em um evento desse porte, a cidade expôs seus produtos, sua tecnologia agrícola e o potencial do turismo rural, ao mesmo tempo em que estabeleceu conexões estratégicas com outras cidades e especialistas nacionais e internacionais.
O fórum reúne autoridades, especialistas e empresários do setor agroambiental para discutir soluções inovadoras e sustentáveis, com foco na agricultura familiar, segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática. Entre os presentes estão o prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Santos; secretários municipais; e representantes do setor rural.
“É muito importante Teresópolis estar num evento como o Rio + Agro, evento internacional de agricultura, de tecnologia. Estamos aqui para mostrar que nós somos a Capital da Agricultura Familiar. Nós temos a maior vinícola da região Sudeste, temos tantas coisas que muitos lugares do Brasil não têm, mais do que tudo, nós temos um povo trabalhador que quer fazer de Teresópolis uma cidade que seja protagonista do Estado, que seja protagonista do Brasil e onde a gente marca definitivamente esse ponto. Teresópolis no evento internacional pela primeira vez, provando que a nossa cidade estará sempre acima de tudo”, afirmou Leonardo Vasconcellos, prefeito de Teresópolis.
O Secretário de Agricultura, Marcos Costa, ressaltou a importância de mostrar o município aos demais estados: “Estamos aqui pra mostrar um pouco de Teresópolis para todos os outros estados conhecerem um pouco mais, como nós somos o maior produtor de hortaliças do Estado. Então a gente veio mostrar como se faz e também aprender um pouco mais dos outros municípios que também têm para nos ensinar.”
Para a Secretária de Turismo, Nina Benedito, a participação reforça o potencial do agroturismo: “Uma alegria enorme estar aqui pela primeira vez na Rio + Agro, um fórum internacional voltado para o agro do nosso país representando o município e, claro, a Secretaria de Turismo em parceria também, fomentando o nosso agroturismo e o nosso turismo rural que é muito forte dentro do Estado.”
O Secretário de Governo, André Muniz, destacou o protagonismo da cidade: “Bom, mais uma vez a gestão Leonardo Vasconcellos dando provas da valorização do nosso interior, da nossa produção rural na potência que Teresópolis sempre foi e que agora, mais do que nunca. Acho que o momento é muito oportuno para a produção do rural, para questão da sustentabilidade, para o agroturismo do Estado do Rio de Janeiro e Teresópolis com certeza vai assumir essa posição de protagonismo que ela tem nessa área como grande produtora e, sobretudo, com os investimentos que essa gestão, esse carinho, essa atenção tem dado. A questão da produção rural, do agro, da sustentabilidade em Teresópolis está aqui representada de forma brilhante, com muito destaque nessa feira. Se alguém ainda tinha dúvida que Teresópolis vai assumir o protagonismo desse setor e todos os outros no estado do Rio de Janeiro, agora isso é uma realidade e só vai aumentar daqui pra frente.”
O Presidente da Câmara Municipal de Teresópolis, Luciano Santos, afirmou: “Olha, de suma importância, o Executivo e o Legislativo estarem aqui nesse evento tão grandioso que Teresópolis, sendo levada para o mundo inteiro, vai proporcionar. Vamos levar uma experiência para a nossa cidade e população.”
O vereador Vitor Nogueira (Vitinho) acrescentou: “Estamos aqui conhecendo e tendo intercâmbio de outros municípios, de outros estados, de outras culturas que às vezes a gente não tem no nosso município. Usando todo esse conhecimento que está sendo exposto aqui para a gente levar mais conhecimento para nossa região e mostrar cada vez mais o potencial e a fortaleza que é a agricultura de Teresópolis.”
Já Rodrigo Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, destacou a importância do intercâmbio: “Estamos aqui nesse grande evento que é o Rio + Agro e Teresópolis está sendo representado com esse lindo estande. Para Teresópolis ser visto é muito importante, porque somos hoje o maior produtor de hortaliças do estado do Rio de Janeiro. Hoje, junto com a Secretaria de Turismo e de Agricultura, a gente está parabenizando o nosso prefeito Leonardo Vasconcellos, que está trazendo o nome de Teresópolis para cá.”
O Rio+Agro 2025 se consolida como um dos principais encontros do setor agroambiental do Brasil. Com programação que inclui palestras, workshops, painéis, rodadas de negócios e apresentações culturais, o evento promove o debate sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico do país. O tema central deste ano é: “Brasil, líder no desenvolvimento agroambiental sustentável do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática no mundo.”
Para Teresópolis, a participação representa mais do que visibilidade: é a afirmação do município como polo de produção agrícola, turismo rural e inovação sustentável, abrindo portas para novos mercados, tecnologias e parcerias estratégicas que reforçam sua relevância no cenário estadual e nacional.