Campeonato de capoeira chega a Rio das Ostras com proposta transformadora
Projeto é apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte
Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a 7ª Copa Doulos de Capoeira vai movimentar Rio das Ostras com uma programação diversa que une esporte, cultura e inclusão social. O evento será realizado na Praça do Mariléa, totalmente aberto ao público. O projeto recebe apoio do Governo do Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
– Esse evento é um exemplo de como o esporte pode transformar realidades. Não se trata apenas de capoeira, mas de inclusão, cidadania e cultura. Sabemos que a Praça do Mariléa será ocupada por muitas crianças, jovens e famílias em um evento gratuito e aberto à comunidade, o que reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que fortalecem a vida social e esportiva de todo nosso estado – destacou o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rodrigo Scorzelli.
A Copa reforça o compromisso com a valorização do trabalho social desenvolvido pelo projeto Capoeira para Todos, que há anos oferece aulas gratuitas à comunidade, reunindo semanalmente mais de 50 crianças em atividades que promovem disciplina, convivência e cultura.
Neste ano, o festival amplia sua proposta com uma agenda especial:
Sexta-feira (26/09): Talks com especialistas em arte, empreendedorismo, posicionamento digital e cultura, além do Festival de Novos Talentos, que dará espaço à música, criatividade e à juventude local.
Sábado (27/09): Grande competição de capoeira, reunindo atletas de diversas cidades e estados, transformando Rio das Ostras em palco da diversidade cultural e esportiva.
Domingo (28/09): Encerramento com o tradicional Batizado e entrega de cordas do projeto Capoeira para Todos, momento de celebração, aprendizado e confraternização.
O evento tem a organização do Mestre Pitú, também Guarda Municipal de Rio das Ostras, e do Professor Hulk, integrante da comissão avaliadora do Programa Bolsa Atleta do município. Juntos, eles são responsáveis pela condução do projeto social Capoeira para Todos, que há anos movimenta a Praça do Mariléa com aulas abertas todas as terças e quintas-feiras.
A 7ª Copa Doulos promete ser uma verdadeira festa de inclusão social que reafirma a força da capoeira como arte, esporte e transformação.