22 de setembro de 2025
Câmara do RioCâmarasNotíciasPolítica

Municipalizado, Hospital do Andaraí reabre enfermaria e ambulatório

Após muitos anos fechados, o ambulatório do terceiro andar e a enfermaria do décimo andar do Hospital do Andaraí foram reabertos na última quinta-feira (18/09). A unidade de saúde foi municipalizada em dezembro de 2024 e passou por reformas estruturais para voltar a oferecer importantes serviços de saúde à população. A Câmara do Rio teve papel fundamental no processo de municipalização, inicialmente proposto em reuniões e audiências públicas realizadas na Casa.

 

O diálogo entre os entes envolvidos foi proporcionado pela atuação do Legislativo municipal que buscou todas as garantias possíveis para que a municipalização fosse concretizada. “A Câmara vinha fazendo vários estudos que comprovavam o colapso dos hospitais federais. Ainda em junho do ano passado, fizemos uma reunião com a Comissão de Saúde, com a então ministra de Saúde, Nísia Trindade, e com o secretário Daniel Soranz. Isso foi o início de tudo. A Prefeitura teve a coragem política e nós demos o suporte necessário para reinaugurar esses setores, o que vai ser muito benéfico para a população”, afirmou o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD).

 

As obras do terceiro andar estavam paradas havia 14 anos, e a sua reabertura vai permitir o atendimento de cerca de 450 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. Serão 21 consultórios de especialidades como ostomia, ginecologia, cirurgia plástica, mastologia, proctologia, urologia, cardiologia, dermatologia e gastroenterologia.

 

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o hospital estará em pleno funcionamento no primeiro trimestre de 2026. Paes destacou que a origem dos recursos das intervenções é do Governo Federal e agradeceu as parcerias que viabilizaram a reativação dos setores paralisados.

 

“A Câmara tem sido uma grande parceira. Acabamos de ter aprovação, por parte da Mesa Diretora, de R$ 50 milhões para que a gente possa fazer o Super Centro Carioca de Saúde da Zona Oeste, em Campo Grande. É uma transformação fantástica, a Câmara tem sido colaborativa, aprovando projetos, economizando recursos e enviando para a gente. Tudo o que acontece aqui é fruto dessa boa relação entre o Executivo e o Legislativo municipal”, avaliou o prefeito.

 

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse ainda que o Hospital do Andaraí terá novas entregas a cada 15 dias. Soranz também falou da importância da articulação promovida pela Câmara. “A visita da ministra Nísia à Câmara, com a participação do presidente Caiado e do prefeito Eduardo Paes, foi estratégica para trazer esse benefícios para a população. A expectativa é que a gente consiga atender no ambulatório 450 pacientes por dia. E a enfermaria reaberta terá 23 leitos de internação”, acrescentou.

 

Além de seu presidente, a Câmara esteve representada por outros vereadores que foram presenciar a entrega do serviço à população e celebrar a parceria com o Poder Executivo municipal e federal.

“Esse hospital foi uma referência, mas ficou muito tempo abandonado. Agora o prefeito Eduardo Paes e o secretário Daniel Soranz estão recuperando a unidade em parceria com o Governo Federal. O décimo andar foi reinaugurado, são mais enfermarias e mais leitos. O nono andar está em obras para ser de novo um Centro de Tratamento de Queimados e a unidade de saúde vai voltar a ser a referência de antigamente. É muito importante ver o ressurgimento do Hospital do Andaraí com vários tipos de atendimento, com a emergência que também vai ser aberta no ano que vem. A gente fica feliz com esse momento tão importante”, disse o vereador Rafael Aloísio de Freitas (PSD).

“A parceria com a prefeitura foi fundamental nessa municipalização. A gente passou por um momento muito ruim quando emergências foram fechadas. Alguns andares desse prédio estavam muito deteriorados. Quando precisa bater, a gente bate. Mas quando precisa elogiar o que está sendo feito, a gente vem aqui e parabeniza. Então, quero parabenizar tanto o governo federal quanto a prefeitura nessa parceria porque quem ganha é a população carioca”, celebrou o vereador Leonel de Esquerda (PT).

 

“É importante a Câmara Municipal, junto com o Executivo, lutar por essas melhorias para a população. Parece que estamos entrando num hospital particular, e é isso o que a população merece. Quero parabenizar todos os vereadores, o prefeito Eduardo Paes e toda a sua equipe”, afirmou o vereador Deangeles Percy (PSD).

 

Também estiveram presentes os vereadores Rodrigo Vizeu (MDB), Fabio Silva (Podemos), Wagner Tavares (PSB), Marcio Santos (PV) e Marcio Ribeiro (PSD).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *