11 de setembro de 2025
Câmara do RioNotíciasPolítica

Empreendimentos comerciais podem ser isentos de pagamento da Taxa de Lixo

Empreendimentos comerciais que tiverem contrato vigente com empresas especializadas em manuseio, coleta, transporte, tratamento e disposição final de seu lixo extraordinário não deverão pagar a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). Isso é o que determina o PL 3466/2024, aprovado na tarde desta terça-feira (9/9), em 1ª votação, pela Câmara do Rio.

De acordo com a proposta do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), o empreendimento comercial deverá apresentar ao Poder Executivo cópia do contrato vigente com a empresa especializada e manter os documentos comprobatórios disponíveis para fiscalização, por um período mínimo de cinco anos.

“O que propomos é que os empreendedores e comerciantes que já têm contrato particular de coleta de lixo não precisem pagar a taxa. Embora exista resolução nesse sentido, nosso objetivo é garantir essa prerrogativa por lei, para dar mais segurança aos empreendedres cariocas”, explica Freitas. A matéria voltará em 2ª discussão. Veja abaixo os demais projetos aprovados.

 

Selo vai reconhecer escolas acessíveis e acolhedoras a pessoas com deficiência

PL 3299/2024 – Reconhece com o Selo Escola Amiga da Inclusão às unidades de ensino que garantam igualdade de oportunidades de aprendizado e participação aos estudantes com deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais. Proposta pelo Dr. Gilberto (SD), a matéria foi aprovada em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito.

 

Proposta autoriza transformar imóveis em Botafogo em hospital particular

PLC 187/2024 –  De autoria do Poder Executivo, o projeto propõe transformar os antigos prédios comerciais da IBM, na Avenida Pasteur, nº 146, em Botafogo, em um hospital particular da operadora de saúde Prevent Senior. A matéria foi aprovada em 1ª discussão e voltará em 2ª votação, após o prazo mínimo de 48 horas, conforme determina o Regimento Interno da Casa.

 

Sede do Grêmio Recreativo Pau-Ferro pode ser tombada

PL 3431/2024 – Tomba por interesse histórico e cultural o imóvel que abriga a sede do Grêmio Recreativo Pau-Ferro, localizado na Rua Honório de Almeida, nº 132, no bairro de Irajá. De autoria da vereadora Rosa Fernandes (PSD), o projeto foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Prefeitura deverá distribuir pulseiras de identificação para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos

PL 3479/2024 – Determina que o Poder Executivo deverá distribuir gratuitamente pulseiras de identificação para crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas idosas nos postos das praias, parques e nos grandes eventos em que a prefeitura atue no ordenamento do público. De autoria da vereadora Thais Ferreira (PSOL), a matéria foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Ruas de Acari podem se tornar AEIS

PL 3548/2024 – Declara as ruas Matura, Ipuera, Guaiuba e Tapuiara, no bairro de Acari, como Área de Especial Interesse Social para fins de inclusão em programas de urbanização e regularização fundiária. De autoria do vereador Jair da Mendes Gomes (PRD), o projeto foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Moça Bonita, sede do Bangu Atlético Clube, pode ser tombada

PL 1005/2018 – Tomba, por seu valor histórico, social, cultural e esportivo, o Complexo Esportivo Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho – Moça Bonita, sede do Bangu Atlético Clube. A proposta do vereador Zico (PSD) foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Câmeras da CET-Rio, da Guarda Municipal e do COR poderão ser usadas para identificar descarte irregular de lixo

PL 792/2021 – Projeto de lei determina que o Poder Executivo utilizará as câmeras de monitoramento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Guarda Municipal e do Centro de Operações e Resiliência (COR) para flagrar e multar o descarte irregular de lixo. Segundo a proposta do vereador Marcio Ribeiro (PSD), as câmeras vão ajudar a identificar e multar motoristas que jogam lixo pela janela do veículo. Depois de captar os objetos nas imagens, as câmeras vão registrar a placa do veículo e o proprietário será multado. O projeto foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Estabelecimentos públicos de saúde deverão ter infraestrutura acessível para pessoas com nanismo

PL 1684/2022 – Determina que os hospitais, clínicas da família, policlínicas e postos de saúde da rede pública municipal deverão disponibilizar às pessoas com nanismo condições de acessibilidades com a infraestrutura necessária para utilização dos espaços, mobiliários e edificações, com segurança e autonomia. O projeto do vereador Vitor Hugo (MDB) foi aprovado em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Órgãos públicos municipais deverão disponibilizar repelente para os cidadãos

PL 2799/2024 – Determina que todos os órgãos públicos municipais, tais como escolas, unidades de atendimento de saúde e demais repartições que tenham fluxo de pessoas disponibilizem, de forma gratuita, repelentes de longa duração para os cidadãos e servidores. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A proposta, de autoria do vereador licenciado Felipe Michel (PP), foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Proposta padroniza critérios para cobranças extrajudiciais da prefeitura

PL 2831/2024 – Estabelece critérios e parametriza as medidas extrajudiciais adotadas pelo Poder Executivo para a cobrança de tributos, taxas e sanções administrativas, assegurando a comunicação efetiva aos contribuintes e a ciência prévia de protestos em cartório. Segundo o projeto, a prefeitura deverá estender o prazo para protesto de dívidas tributárias e não tributárias em cartório, passando a ser de, no mínimo, 60 dias após o vencimento da obrigação.

Além disso, a proposta do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD) inclui novas modalidades de comunicação com o contribuinte ou representante legal a respeito de dívidas a serem executadas, como notificação postal com aviso de recebimento (AR); mensagem por e-mail e SMS, ou outro meio eletrônico de comunicação instantânea para o número de telefone cadastrado pelo contribuinte ou por seu representante legal. A matéria foi aprovada em 1ª discussão e voltará à pauta em 2ª votação.

 

Projeto muda critérios para cobrança da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública

PL 971/2025 – Altera o escopo da taxa de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) para financiar ações de segurança e preservação de logradouros públicos. Segundo a prefeitura, autora do projeto, a proposta tem três objetivos principais: atualizar a legislação municipal com base nos avanços da legislação federal; ajustar faixas de consumo, corrigindo  distorções causadas pelo período de apuração do consumo; e estabelecer regras mais claras e objetivas para gestão da Cosip junto à concessionária. A matéria foi aprovada em 2ª discussão e seguirá para sanção ou veto do prefeito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *