6 de setembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro entrega 22 viaturas semiblindadas em São Gonçalo e inaugura restauração da Fazenda Colubandê

Governador anunciou que cidade irá receber 4 laboratórios de iniciação científica, e vistoriou as obras do corredor expresso MUVI
 

O governador Cláudio Castro entregou, nesta sexta-feira (5), em São Gonçalo, 22 novas viaturas semiblindadas à Polícia Militar, que já estão à disposição do 7° Batalhão da Polícia Militar. Em dia de agendas no município, ele também inaugurou as obras da Fazenda Colubandê, restaurada pelo Governo do Estado. Castro anunciou ainda que a cidade será beneficiada com quatro novos laboratórios de iniciação científica.

–  A entrega das viaturas reforça o nosso compromisso com a segurança da população e dos policiais. É legal a gente explicar a questão das viaturas semiblindadas. Se a viatura fosse totalmente blindada, o policial, numa possibilidade de confronto, não teria oportunidade de começar a se defender de dentro da viatura. A ideia de viaturas semiblindadas é técnica – explicou o governador.

As novas viaturas fazem parte de um pacote que prevê a entrega de 758 veículos ao longo do ano para a Polícia Militar. Somente nesta semana, foram 89 novos veículos colocados à disposição da tropa.

Fazenda Colubandê recebe investimentos e abriga Comando Ambiental

Durante sua visita a São Gonçalo, o governador também conheceu as dependências da Fazenda Colubandê, que passou por um processo de restauração executado pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 11,2 milhões. A propriedade, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriga atualmente a sede do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm). As obras de restauro, que foram iniciadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP-RJ) em agosto de 2022 e foram concluídas em dezembro do ano passado, contemplaram a casa-grande, a senzala e a Capela Sant’Ana, preservando a riqueza histórica e arquitetônica do local.

– Essa parceria entre a prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado tem gerado resultados positivos para a população – frisou o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson.

Cidade vai ganhar laboratórios

O governador anunciou que São Gonçalo, em breve, terá quatro escolas que irão receber laboratórios de iniciação científica.

– As equipes do Estado devem se reunir com o pessoal da Educação de São Gonçalo e iremos analisar quatro escolas para iniciarmos a montagem desses laboratórios – disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

Cláudio Castro também visitou o Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo e o Hospital do Câncer e do Coração, que receberam apoio do governo estadual em suas construções.

Vistoria das obras do MUVI

O governador vistoriou ainda as obras do MUVI, corredor viário de 18 quilômetros de extensão que vai ligar os bairros de Guaxindiba e Neves. As intervenções, executadas pela Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, também contemplam melhora na infraestrutura local, urbanismo, áreas verdes de convivência e ciclovia.

O secretário das Cidades, Douglas Ruas, enfatizou a relevância do MUVI, que é o primeiro projeto de mobilidade urbana do município, e destacou que a população já percebe os benefícios das intervenções.

– Só temos a agradecer ao governador por esse empenho em trazer infraestrutura e qualidade de vida para a população gonçalense, contemplando inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento urbano – afirmou o secretário.

Valorização do cidadão gonçalense e mais qualidade de vida. Foi assim que o aposentado Avelino Nunes Filho, de 68 anos, comentou sobre as intervenções do MUVI. Morador da região há 46 anos, ele enfatizou que a população local se sente valorizada com a chegada da nova infraestrutura.

– Toda a vizinhança está amando ver a chegada dessa infraestrutura em São Gonçalo. Estávamos aguardando esse olhar para nós há muito tempo, estamos muito felizes. Sempre uso a ciclovia, vou com meu filho até Barreto de bicicleta. É mais qualidade de vida pra gente, além do nosso imóvel valorizando – celebrou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *