Escolas municipais de Mesquita se mobilizam no combate ao bullying
Iniciativa é articulada pela Guarda Municipal junto com a Secretaria Municipal de Educação
No último dia 14, quinta-feira, alunos do sétimo ano da Escola Municipal Ernesto Che Guevara participaram da segunda edição do programa Chega Mais, ministrado pelos agentes da Guarda Municipal, voltada à conscientização sobre o combate ao bullying no dia a dia da vida escolar. A ação, realizada no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, faz parte do Ronda Escolar, grupamento da Guarda Civil que aprimora a segurança nas escolas da rede pública municipal a partir de atividades socioeducativas.
Por meio de dinâmicas interativas, como a participação em um jogo de perguntas e respostas e a reprodução de vídeos informativos, os jovens puderam compreender como identificar o bullying em suas diferentes formas, assim como os atores envolvidos nesse ato de violência. Com isso, foram orientados sobre como agir frente a esse tipo de situação. Além disso, a importância da empatia e do acolhimento para a construção de um ambiente escolar saudável também foi colocada em pauta.
Os colegas Gabriel Baptista e Eduardo Valério compartilham suas impressões sobre a atividade e valorizam a importância de ações como essa para estimular a boa convivência no espaço escolar. “Aprendi a reconhecer quando alguém está sofrendo bullying e a não ficar apenas olhando, mas procurar a ajuda de um adulto responsável”, relatou Gabriel. “Na nossa escola, existem pessoas que sofrem bullying, muitas vezes em silêncio. Por isso, acho importante que a gente assista a palestras como essa mais vezes”, completou Eduardo.
Paula Arruda, coordenadora do programa Ronda Escolar, explica o intuito do seminário, que foi conduzido por ela. “Temos conhecimento de que o bullying é uma mazela presente nas escolas do município e de todo o país. Então, com essas ações socioeducativas nas escolas, criamos estratégias para ajudar a minimizar e combater esse tipo de violência”, esclareceu.