25 de agosto de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado leva diversos programas e serviços para a ação social em comemoração ao aniversário da Escola de Samba da Mangueira

Programas da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e técnicos do Detran estarão presentes no dia 28 de abril

Em comemoração aos 97 anos da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, a agremiação fará uma enorme ação social na quadra Palácio do Samba, localizada na Rua Visconde de Niterói, 1072, na Mangueira, Zona Norte da cidade. O evento acontece no dia do aniversário, celebrado no dia 28 de abril, das 9h às 15h.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) estará presente com diversos programas e serviços da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Subsecretaria da Criança e do Adolescente e Subsecretaria de Empoderamento e Equidade de Gênero.

O Programa Empoderadas, Rio Sem LGBTIfobia, Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, Superintendência de Promoção da Liberdade Religiosa, Subsecretaria da Criança e do Adolescente e o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) estarão no local.

“É uma honra participar deste evento e levar ações de assistência social e direitos humanos para a Mangueira, uma comunidade tão importante do Rio de Janeiro”, celebrou Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O Empoderadas terá uma equipe de beleza disponível, oferecendo serviços de maquiagem (adulto e infantil), corte de cabelo, barbeiro, trança, design de sobrancelha e manicure. O Programa também terá uma equipe multidisciplinar, composta por advogadas e psicólogas, para prestar atendimentos.

A equipe do Programa Rio Sem LGBTIfobia estará presente com técnicos agendando atendimentos, acolhendo o público LGBTI+ e apresentando os Centros de Cidadania do programa.

A Superintendência de Promoção da Liberdade Religiosa irá oferecer orientação jurídica e atendimento para casos de intolerância religiosa.

O Novo Detran RJ também participa do mutirão com a Diretoria de Identificação Civil (DIC) para emissão de carteiras de identidade sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer à quadra da Escola de Samba Mangueira, onde foram instalados cinco pontos de atendimento.

“Essa ação foi pensada para atender, com agilidade e proximidade, às necessidades dos moradores da Mangueira. Essa é a missão do Novo Detran RJ: estar cada vez mais perto das pessoas. Justamente por isso, estamos aqui, oferecendo a emissão da carteira de identidade — um serviço tão importante para o exercício da cidadania — de forma simples, rápida e sem a necessidade de agendamento”, afirmou o presidente do Novo Detran RJ, Vinicius Farah.

Todos os serviços são gratuitos e abertos para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *