Reconhecimento do Selo do Sebrae destaca a Casa do Empreendedor de Macaé
O prefeito Welberth Rezende salientou que o recebimento do prêmio mais uma vez representa que Macaé está no caminho certo. “Cada vez mais o município está investindo e contribuindo para a criação de um ambiente de negócios favorável para o crescimento e consolidação das micro e pequenas. Também registramos os avanços na desburocratização dos projetos nos últimos anos e priorizamos a difusão de iniciativas que geram impacto positivo para o empreendedorismo local”, ressaltou.
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, esta é uma conquista importante. “Avalio que nos últimos cinco anos de governo Welberth Rezende, a pasta vem realizando iniciativas diversas em prol do fortalecimento do desenvolvimento econômico e do empreendedorismo local. Através de fóruns técnicos como a Macaé Empreendedora e a Semana do MEI, que vai acontecer em maio, também trazemos um importante trabalho realizado na Casa do Empreendedor para formalização, abertura de empresas e orientação desses empresários, desses pequenos empreendedores que buscam espaço e crescimento na cidade. Além do destaque diante das outras salas de empreendedor, a conquista do selo está é mais uma grande troca de experiências e de crescimento para toda secretaria”, esmiuçou.
Já a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, apontou que “a Casa do Empreendedor é uma política pública de grande relevância para o desenvolvimento econômico local da cidade, já existente há 12 anos. O recebimento de um selo com essa importância para o Estado, só consolida o papel da Casa para o município e também para o empreendedorismo de Macaé”, pontua.
A jornada rumo ao Selo Prata teve início com o diagnóstico/levantamento de informações, seguido pela reunião inicial de planejamento. Durante a etapa de acompanhamento e monitoramento do planejamento, as equipes estiveram atentas ao cumprimento das metas estipuladas, garantindo a qualidade do serviço oferecido.
A Casa do Empreendedor segue com o objetivo de propiciar celeridade aos trâmites de Microempreendedor Individual (MEI). No espaço há orientações específicas sobre a abertura de negócios. Os principais serviços oferecidos na Casa do Empreendedor são: emissão da guia do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); formalização; atualização de dados; baixa; declaração anual de faturamento; parcelamento; emissão de certidão e comprovante. Os setores que mais se destacam são serviço e comércio. No ranking de atividades, as áreas mais encontradas são salão de beleza, seguida de vestuário, acessório, fornecimento de alimentos (cozinha industrial), pedreiro e lanchonete.