13 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hsRio-Cidade

Rio+Saneamento realiza melhorias no sistema de distribuição de água da Zona Oeste durante manutenção anual do Guandu

Serviços incluem reparos de vazamentos e instalação de equipamentos

A Rio+Saneamento realizará uma série de intervenções durante a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, que acontece nesta terça-feira (26/11), das 0h às 22h. A concessionária, responsável pela distribuição de água em 24 bairros da Zona Oeste carioca, aproveitará a interrupção da produção de água pela Cedae para investir em melhorias no abastecimento da Área de Planejamento 5 (AP5). As ações ocorrerão em pontos estratégicos e em adutoras importantes do sistema com a finalidade de garantir maior segurança à operação, regularidade na distribuição, agilidade às manutenções e redução de perdas de água.

Entre as intervenções que serão realizadas pela Rio+Saneamento, está a instalação e substituição de válvulas automatizadas em tubulações, o que permitirá a operação à distância e em tempo real por meio do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, sem a necessidade de interferência manual. A tecnologia também diminui os impactos causados em eventuais manutenções, como interrupções no fornecimento de água à população. Na programação também está prevista substituição de ventosas, equipamentos utilizados para auxiliar e gerar mais segurança durante o esvaziamento e enchimento de tubulações. Os serviços programados para o período também incluem o reparo de vazamentos que necessitam do fechamento da tubulação para serem executados.

Devido às intervenções, o abastecimento será afetado nos seguintes bairros: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jabour, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Sepetiba.

De acordo com Marcelo Luvisotto, superintendente de Operações da concessionária na capital, as melhorias fazem parte de um cronograma de investimento nos sistemas de distribuição estabelecido e com ações durante todo o ano. “Estamos comprometidos em garantir o abastecimento com qualidade para toda a região atendida pela concessionária na Zona Oeste, com uma população de 1,8 milhão de habitantes. Além disso, com nossas ações de melhorias, buscamos a eficiência operacional para levar água com regularidade a todas as residências e comércios dos 24 bairros atendidos pela Rio+Saneamento”, afirma o superintendente.

Abastecimento será normalizado de forma gradual

Durante a manutenção no Sistema Guandu, a produção de água tratada precisará ser interrompida pela Cedae, o que impactará diretamente no fornecimento aos clientes da Rio+Saneamento na capital. A orientação é que consumidores utilizem água de forma consciente e adiem tarefas não essenciais ou que exijam grande consumo neste período.

A previsão é que a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu volte a operar após o término do serviço da Cedae, às 22h de terça-feira (26/11). A normalização da distribuição de água nos bairros ocorrerá de forma gradual a depender da localidade, podendo levar até 72 horas em pontas de rede e regiões elevadas.

A Rio+Saneamento coloca seus canais de comunicação à disposição da população da Zona Oeste para eventuais dúvidas e esclarecimentos. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone: 0800 772 1025. O número oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp. Os consumidores também podem acessar o site: riomaissaneamento.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *