Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Meriti

A Prefeitura de São João de Meriti participou do Dia D contra a paralisia infantil, neste sábado (8/6). Todas as unidades de saúde da Atenção Básica funcionaram das 8h às 17h para a vacinação. Cerca de 2.050 crianças, do público-alvo da campanha: de 1 a 4 anos de idade, receberam a dose de imunização contra a poliomielite.

A estudante Fabíola Martins, de 44 anos, aproveitou a ação para levar a filha Manuela Martins de 2 anos e falou sobre a importância da prevenção: “Cuidar e trazer as crianças pra vacinar é evitar muitas doenças. Posteriormente, não temos a preocupação de ficar levando para os postos de saúde e hospitais. O serviço é próximo à nossa residência e o atendimento foi super rápido. Não custa nada, vacinar é um gesto de amor com o seu filho”. A dona de casa Tatiane Regina, de 39 anos, levou o filho Lorenzo Lucas de 1 ano e 5 meses e incentivou outras mamães: “A imunização é fundamental para proteger das enfermidades. Espero que todas as mães possam vir trazer seus filhos para vacinar, não só hoje, mas sempre que necessário. Vem!”.

No sábado, em todos os postos, outras vacinas da caderneta infantil, de adolescentes e de adultos estavam disponíveis. Quase três mil pessoas saíram de casa para se proteger atualizando o cartão de vacinação.

Quem não pôde ser vacinado no sábado pode ir a qualquer um dos 22 postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até o dia 14 deste mês. Segundo dados do Ministério da Saúde, não há casos da doença no Brasil desde 1989. Porém, há um grande risco de reintrodução do poliovírus devido à baixa adesão à vacina pela população. Essa é a única forma de prevenção da doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *