SMMAPA de Duque de Caxias supera número de resgate de animais silvestres no município

Nos últimos anos, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMAPA), vem realizando inúmeros atendimentos para o resgate de animais silvestres na cidade. Entre 2019 e os primeiros meses de 2023, o número de casos chegou a 432.

Foram resgatadas várias espécies de animais silvestres, como Tucano-Toco, Gambás, aves como a Juruva-verde, Caburé-miudinho (a menor coruja brasileira), Corujinha-do-mato, Tatu-bola, Jiboia-constritora, Bicho-preguiça, Falcão-de-coleira, Jacaré-de-papo-amarelo, Bugio e Mico-estrela. A grande maioria dos atendimentos foi feito a gambás.

Atendendo ao critério do Resgate de Animal Silvestre em ambiente urbano, aqueles que se encontram saudáveis e pertençam à fauna local são soltos em unidades de conservação do município. Os feridos são encaminhados para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, para recebimento dos cuidados necessários e posterior avaliação da possibilidade de reintrodução ao habitat natural.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias foi acionada para resgatar uma onça parda que estava alojada na árvore de uma residência, em Xerém. De imediato, o INEA, que tem funcionários e equipamentos especializados para operacionalizar resgates de fauna silvestre, foi mobilizado.

A equipe escalada traçou a melhor estratégia, com objetivo de minimizar o estresse do animal, que vem sendo grandemente ameaçado de extinção, devido à caça ilegal e perda de habitat. Após ser cogitada a possibilidade de acompanhamento da volta voluntária do animal ao seu ambiente, os veterinários e biólogos da SMAPA e INEA optaram por anestesiar o felino para levá-lo a um local mais apropriado.


Entre o momento de aplicação da anestesia e a soltura em uma unidade federal, o tempo transcorrido foi de aproximadamente três horas, sendo o mesmo isolado, sem risco para o animal e sem contato com as pessoas. Para realizar a operação, foi necessária uma força tarefa multidisciplinar de diferentes áreas de conhecimento, que contou com a participação de cerca de 25 agentes. A onça foi solta numa reserva federal.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal aconselha toda a população para que, caso encontrem animais silvestres em áreas públicas ou domiciliares, não devem mexer, manipular, ou alimentar indevidamente. O correto é entrar em contato com o setor responsável pela proteção animal, através do telefone (21) 2776-8704.


A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias fica localizada na Alameda James Franco, 03, em Jardim Primavera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *