Sociedade Musical Lira da Esperança de Laje do Muriaé comemora 53 anos

Na última semana, a cidade de Laje de Muriaé comemorou junto a população, os 53 anos de existência da Sociedade Musical Lira da Esperança. Em um evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a comemoração teve muita emoção com clássicos de músicas brasileiras e icônicas da cidade do Rio de Janeiro.
“Queremos mais uma vez parabéns imensamente a Banda Lira da Esperança por manter nossa cultura viva, levando educação e muita música a nossas crianças e adolescentes. Lira da Esperança foi a última ganhadora da competição de bandas do estado em 2015. Um exemplo de cultura e dedicação”, agradece a prefeitura.
Estiveram presentes secretários, vereadores, o prefeito Netinho e a primeira-dama Maria Lima, além de convidados especiais.

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

A Sociedade foi fundada em abril de 1970, pelo casal Antonieta Olivier Pinto e Itagiba Duarte. Na época Itagiba era o professor de técnicas dos instrumentos e Antonieta a primeira regente e professora de teoria musical.
A filha do casal Esmeralda Olivier Pinto é Clarinetista e atual presidente da banda.
A Lira da Esperança é muito importante para o município. “A Banda é um meio de difundir a arte e a cultura dentro da cidade promovendo a humanização”, comentou Esmeralda em uma das comemorações anteriores.
A Banda Lira da Esperança é uma instituição, que se mantém por doações, funciona também como escola de música, com aulas e atividades gratuitas para alunos a partir de dez anos. Antes de aprender a tocar os instrumentos, os estudantes têm oficinas de teoria musical e solfejo. Alguns deles são selecionados para fazer parte da Lira da Esperança. “A escola serve para apontar novos talentos para a banda”, explica Esmeralda, a Lira da Esperança toca repertório variado, do popular ao clássico, e costuma se apresentar nas festas da cidade e em encontros de bandas municipais. Do conjunto saiu o trompetista Silvério Pontes, que já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *