7 de março de 2026
NotíciasNotícias 24hs

Zona Sul ganha reforço no abastecimento com novo sistema de bombeamento

Equipamento integra plano contínuo de modernização e melhora o fornecimento no Humaitá

A rotina de quem vive em centenas de imóveis no Humaitá ganhará um alívio com a chegada de mais pressão e regularidade no abastecimento de água. Um novo sistema de bombeamento entrará em operação na Rua Cesário Alvim, fortalecendo a distribuição e garantindo que o fornecimento chegue com mais estabilidade às torneiras dessa via. A melhoria também contempla toda a Rua Mário Pederneiras e trechos das ruas Davi Campista e Mário de Andrade. Ao todo, cerca de 840 moradores do bairro da Zona Sul do Rio serão beneficiados com o reforço.

O equipamento, conhecido como booster, tem a função de aumentar a pressão da água na rede de distribuição, permitindo que o fornecimento chegue com mais força e regularidade aos imóveis, especialmente em pontos mais elevados ou em horários de maior consumo. Segundo a Águas do Rio, que integra o grupo Aegea Saneamento, a medida representa um avanço importante para a região, que passa a contar com um sistema mais robusto e preparado para atender à demanda local.

De acordo com Renan Mendonça, diretor executivo da concessionária, a ideia é assegurar mais eficiência, qualidade e segurança no fornecimento de água tratada.

“Estamos trabalhando para fortalecer essa infraestrutura de abastecimento em diferentes regiões da cidade. E a instalação desse tipo de equipamento amplia a capacidade da rede e garante mais regularidade no serviço”, afirma Renan.

Melhorias em outros bairros

A implantação do novo booster no Humaitá se soma a outras melhorias realizadas recentemente pela concessionária na Zona Sul. Em janeiro, dois novos sistemas de bombeamento começaram a operar na região: um que atende cerca de 83 mil pessoas no Catete, com reflexos também no Flamengo e na Glória, e outro que beneficia aproximadamente 43 mil moradores de Laranjeiras.

Esses equipamentos são estratégicos em áreas com desnível do terreno, pois aumentam a pressão da água e garantem uma distribuição mais estável e contínua, especialmente em imóveis localizados em pontos mais elevados.

Investimentos já ultrapassam R$ 5 bi

A implantação dos novos boosters integra o plano de expansão e modernização do sistema de abastecimento da concessionária. Desde o início da concessão, em 2021, a Águas do Rio vem realizando investimentos contínuos para melhorar a distribuição de água na capital e nos outros 26 municípios atendidos.

Até o momento, a empresa já investiu R$ 5,1 bilhões, beneficiou 3,5 milhões de pessoas com obras de melhoria e instalou ou substituiu 1.728 quilômetros de redes de água. Além disso, 621 mil pessoas passaram a ter água regularizada pela primeira vez, reforçando o compromisso da empresa com a ampliação do acesso e a qualidade dos serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *