Volume de serviços prestados no Rio de Janeiro cresce 2,8% em novembro
Resultado ficou acima da média nacional, que foi de 2,5%
O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,8% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, desempenho superior à média nacional, que teve alta de 2,5%. No acumulado de 2025, o setor de serviços fluminense avança 1,4%, consolidando uma trajetória positiva ao longo do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (13/01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o principal destaque do mês foi a expansão dos serviços profissionais, administrativos e de outros serviços.
– O desempenho do setor de serviços fluminense reflete políticas públicas voltadas à atração de investimentos e ao estímulo à atividade produtiva, com impactos diretos na geração de empregos e renda. O crescimento da atividade, especialmente em áreas estratégicas, também demonstra que o Rio de Janeiro segue avançando de forma consistente, criando cada vez mais oportunidades e melhorando a qualidade de vida da população – comentou o governador Cláudio Castro.
Ainda de acordo com o IBGE, na comparação com novembro de 2024, o volume de atividades turísticas no estado cresceu 4%, superando o índice nacional de 2,1%.
– A perspectiva é que os resultados do setor, a partir do levantamento de dezembro, apresentem números em patamares superiores, impulsionados pelo Réveillon, pelo período de verão e pelo Carnaval – avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destacando ainda a importância do turismo para a economia fluminense e na geração de emprego e renda, fomentando diversos setores: da hotelaria aos bares e restaurantes.
