7 de abril de 2026
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Volta Redonda zera roubo de veículos em março e mantém latrocínio e roubo de carga sem registros em 2026

Dados do ISP-RJ apontam reduções expressivas em diversos indicadores, reforçando a efetividade das ações integradas de segurança no município

Referência na segurança pública no estado, Volta Redonda registrou em março mais uma queda significativa nos índices de criminalidade. Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) mostram reduções expressivas em diversos indicadores, com destaque para o roubo de veículos que ficou zerado ao longo do mês passado. Além disso, o município mais populoso do Sul Fluminense manteve zerados crimes graves como roubos de carga, em coletivos e o latrocínio (roubo seguido de morte), reforçando a efetividade das ações de segurança pública tanto na prevenção quanto na repressão aos crimes.

O fato de o roubo de veículos estar zerado é ainda mais expressivo quando consideramos que Volta Redonda, que conta com uma população de mais de 261 mil habitantes, possui uma frota estimada em 160 mil e recebe veículos de outros municípios diariamente.

Outros indicadores também apresentaram quedas relevantes na comparação com março do ano passado. Os roubos a estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 75%, passando de sete para um; os de rua caíram 67%, de três para um; enquanto o roubo a transeunte teve redução de 50%. O furto de bicicleta registrou queda de 56%, de nove para quatro; já o furto de celular diminuiu 33%, de nove para seis.

No acumulado do ano (janeiro, fevereiro e março), os resultados seguem positivos, com reduções expressivas em praticamente todos os indicadores, em comparação com o mesmo período do ano passado. O furto de veículo caiu 59% (27 para 11); roubo de rua 56% (18 para 8); roubo de celular e furto de celular 50% (4 para 2) e 45% (11 para 6), respectivamente, demonstrando a consistência das políticas públicas de segurança adotadas no município.

Os números refletem o trabalho integrado entre as forças de segurança, o investimento contínuo em tecnologia e a participação da sociedade na prevenção e no combate ao crime.

“Zerar crimes como roubo de veículos e manter latrocínio sem registro não é por acaso, é fruto de presença nas ruas, uso de tecnologia e respostas rápidas às ocorrências, mas principalmente a participação da população de bem. Estamos colhendo os resultados de um planejamento sério e de uma atuação integrada entre as forças de segurança. Isso resgatou a confiança da população nas forças de segurança. Quer dizer que não temos crimes em Volta Redonda? Não, nós temos, mas não temos o que adoece a população, que é a sensação de insegurança. Seguiremos trabalhando para garantir que Volta Redonda se torne uma cidade cada vez mais segura”, afirmou o coronel da PM Luiz Henrique Monteiro Barbosa no último dia 2 (quinta-feira), antes de se desligar da função de secretário municipal de Ordem Pública.

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou que os indicadores refletem o que a população já sente nas ruas, maior sensação de segurança.

“Os números comprovam o que a população já sente: Volta Redonda é uma cidade segura. Graças ao planejamento, investimento em tecnologia, parceria com o Governo do Estado e integração entre as forças temos conseguido torná-la cada vez mais segura. E vamos seguir avançando para fazer de Volta Redonda uma das cidades mais seguras do Brasil”, declarou.