Volta Redonda terá Natal com recorde de solidariedade
Prefeitura prepara logística e ajusta últimos detalhes para fazer entrega de 25 mil brinquedos a quem mais precisa
Volta Redonda terá, mais uma vez, um fim de ano marcado pela solidariedade, capaz de deixar o Papai Noel orgulhoso. A prefeitura vai distribuir cerca de 25 mil brinquedos durante o Natal da Cidadania 2025, o mais tradicional do Sul Fluminense, que acontece entre os dias 5 e 23 de dezembro na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.
A abertura oficial, no próximo dia 5/12 (sexta-feira), será às 18h, com apresentações do grupo Tambores de Aço – da Fundação Cultural CSN –, que levará o espetáculo Reluz: com uma cenografia inspirada no celestial e no sublime, a apresentação cria uma atmosfera mágica, revelando o invisível. Também se apresentam a Fanfarra da Apae, um coral da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha (para cegos e pessoas com baixa visão), além de um pot-pourri musical com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) atendidas pela clínica de habilitação e reabilitação E.V.oluir.
E para completar: uma chegada especial do Papai Noel. As crianças terão a oportunidade de encontrar o Bom Velhinho para fazer uma foto com aquele que é um dos sinônimos do Natal. A visitação acontece até o dia 23, todos os dias da semana, das 18h às 22h. Outras atrações acontecerão ao longo desse período, incluindo apresentação da Fanfarra de ex-alunos da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras) e diversos corais.
O evento vai contar, ainda, com uma decoração que vai fazer brilhar os olhos das crianças e das famílias. Este ano, o Natal da Cidadania trará a maior decoração produzida na cidade: duas árvores de 15 metros de altura com efeitos especiais; 12 árvores de oito metros cada; cinco cisnes luminosos na fonte central; túnel iluminado; pórtico com estação de trem; e máquinas de neve, bolhas e fumaça sincronizadas ao show de luzes. A tradicional Casa do Papai Noel foi totalmente renovada, para melhor receber os pequenos.
Outra novidade da edição 2025 serão as três árvores de 7 metros de altura, de cores diferentes, instaladas em frente às Lojas Americanas, formando um jardim especial e tornando o circuito ainda mais atrativo para as famílias.
“O Natal da Cidadania movimenta o comércio, aquece o turismo e fortalece o espírito de união. É um orgulho para Volta Redonda oferecer esse momento tão especial para as famílias, por isso fazemos questão de criar um cenário inspirado no Natal que será o mais lindo que já fizemos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Distribuição de brinquedos
A prefeitura, assim como em todos os anos, quer que as crianças guardem as melhores lembranças do Natal da Cidadania. Com essa finalidade, o Banco da Cidadania vai distribuir 25 mil brinquedos paras os pequenos visitantes, reforçando o espírito solidário que é uma das marcas das comemorações de fim de ano em Volta Redonda. A distribuição dos brinquedos será realizada de forma organizada e segura, com distribuição de senhas e acompanhamento integral da equipe do Banco da Cidadania.
Os brinquedos que serão distribuídos este ano incluem pião, mola, Aquaplay, risque e rabisque e o brinquedo que cria bolhinhas de sabão, totalizando cinco modelos diferentes.
“Toda criança com até 12 anos vai receber um brinquedo, e não há limite de idade para as Pessoas com Deficiência (PCDs). Nosso compromisso é incluir e acolher”, destacou o coordenador do Banco da Cidadania, Ricardo Ballarini.
Para organizar o fluxo, as senhas são distribuídas a partir das 18h, podendo chegar às 21h40 de acordo com a demanda do dia. A entrega dos brinquedos ocorre até 22h, garantindo que todas as pessoas que estiverem na fila com a senha sejam atendidas.
“Quando o movimento é muito grande, antecipamos a distribuição de senhas para que ninguém fique sem atendimento. Quem estiver com a senha vai receber o brinquedo, sem exceções”, reforçou Ballarini.
Para ajudar no atendimento às crianças, o Papai Noel terá o apoio de três noelitas. Um grupo de apoio do Banco da Cidadania, formado por cinco funcionários, vai monitorar a fila e orientar o público. “Esse grupo controla o fluxo, acompanha o movimento e orienta os pais com toda a atenção”, explicou a coordenação.
Sustentabilidade e economia
A edição 2025 do Natal da Cidadania também se destaca pela reutilização de materiais e produção artesanal. A equipe do Banco da Cidadania reaproveitou peças de outros eventos, garantindo economia e maior sustentabilidade na montagem da decoração deste ano.
“Preparamos um Natal ainda mais bonito, inclusivo e participativo. Queremos que cada família que venha à Praça Brasil viva momentos de alegria e encantamento”, disse Ricardo Ballarini.
