Volta Redonda terá Dia D pela ‘Primavera Rosa’ e de multivacinação neste sábado (4)
Todas as unidades da Atenção Primária vão ofertar coleta de preventivo, encaminhamento para mamografia e atualização da caderneta de vacinação, das 8h às 17h
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda promove neste sábado, dia 4, o Dia D pela “Primavera Rosa”, campanha que tem por objetivo prevenir o câncer do colo do útero e de mama; e de atualização da Caderneta de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Todas as 46 unidades da Atenção Primária à Saúde vão funcionar das 8h às 17h para ofertar os serviços de coleta de preventivo, encaminhamento para exame de mamografia, além da aplicação de vacinas.
O exame preventivo (Papanicolau) é direcionado às mulheres de 25 a 64 anos, entretanto, todas as mulheres que já tenham iniciado a atividade sexual podem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica. Já o encaminhamento para mamografia é indicado para mulheres a partir de 40 anos de idade. As mulheres devem apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Por conta da “Primavera Rosa”, que vai até o dia 19 de dezembro, a Secretaria de Saúde vai intensificar a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), principal causa do câncer do colo do útero, que é indicada para meninos e meninas de 9 aos 19 anos. A imunização é em dose única.
A secretária de Saúde, Márcia Cury, afirmou que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer do colo de útero e de mama. “Quando identificado cedo, pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. Por isso, é importante que todas as mulheres, inclusive as gestantes, procurem atendimento nas unidades para fazer os exames e acompanhamentos necessários. Nosso compromisso é garantir exame rápido, acolhimento e humanização”, falou a secretária, convocando as mulheres a procurarem a unidade mais próxima de casa.
Campanha de multivacinação
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda aderiu à estratégia de atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes menores de 15 anos, proposta pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, através do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), para ampliar a cobertura vacinal.
“A estratégia deverá acontecer entre os dias 6 e 31 de outubro, mas a SMS vai aproveitar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) neste sábado, dia 4, para antecipar o Dia D de multivacinação no município”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde da SMS, Milene Paula de Souza, reforçando que o funcionamento das unidades da Atenção Básica no sábado tem como objetivo atender à população que têm dificuldade de acessar o serviço em dias úteis.