3 de dezembro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Volta Redonda: obras de ampliação do Hospital do Retiro avançam em diversas frentes

Investimentos incluem um novo setor de pronto-socorro e área técnica, melhorando o atendimento para pacientes e condições de trabalho para os funcionários
Mais um investimento da Prefeitura de Volta Redonda na área de saúde, as obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro) prosseguem com as fundações do novo pronto-socorro e da futura área técnica já finalizadas. Quando concluídas, as novas estruturas vão oferecer um melhor e mais rápido atendimento para a população, além dos benefícios no que diz respeito a condições de trabalho e conforto para os profissionais que trabalham para a unidade.
No caso do novo setor de emergência, que engloba o antigo estacionamento e parte da estrutura do antigo campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), a estrutura metálica já foi finalizada, o que permitiu o avanço da parte de alvenaria, com paredes levantadas e emboço na etapa final. A laje, no local, já está quase concluída. A empresa responsável pela obra já demoliu as paredes da área interna do andar térreo do antigo campus, a fim de adequar o espaço para as necessidades do setor. O piso existente está sendo retirado para a colocação de contrapiso e revestimento.
O projeto elétrico e hidrossanitário está em fase de conclusão, com algumas modificações já em andamento. A rede de esgoto está sendo preparada, e assim como a rede do futuro Hospital da Criança e do Munir Rafful, será interligada a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que será construída a partir do próximo ano, sob responsabilidade do Saae-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), e que vai receber os resíduos das duas unidades hospitalares.
A estrutura do novo pronto-socorro vai oferecer uma estrutura moderna e completa. Ela vai incluir uma recepção ampliada, nova sala vermelha, seis consultórios, sala de emergência, posto de enfermagem, sala de tomografia, outra para raios-x, e sala de aplicação de medicamentos, sala de isolamento, e quartos para médicos e enfermeiros de plantão, entre outras especificações, além de ligação com o hospital.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, pontua que a obra atende à necessidade de o hospital adequar sua estrutura e capacidade de atendimento às demandas da população do Retiro e bairros do entorno, que tem no Munir Rafful uma referência para a saúde pública gratuita e de qualidade.
“Sabemos que a prefeitura precisa atender as necessidades de diversos setores, mas o prefeito Neto sempre esteve atento às demandas da Saúde, basta ver todos os investimentos realizados nos últimos anos. Com esse novo setor de emergência, realizaremos com mais qualidade e presteza a nossa missão”, declarou a secretária.
Área técnica
As obras incluem, ainda, uma nova área técnica, que entrará em breve na fase de montagem da laje e início da alvenaria. A rede de esgoto do local já foi concluída. O setor vai contar, em sua estrutura, com elevador de carga, área de almoxarifado, setor de farmácia, baia para coleta de lixo (comum, reciclado e contaminado) e lavador de contêiner, entre outros.
Ainda na área do Hospital do Retiro, a unidade finalizou a parte elétrica do anexo que será destinado para novos leitos infantis, aumentando a capacidade atendimento.
Hospital da Criança
O futuro Hospital da Criança, que está sendo erguido ao lado do Hospital Dr. Munir Rafful, também prossegue com as obras. Nos últimos dias, a empresa que realiza o serviço finalizou a escada que dá acesso ao telhado, onde está sendo finalizada a cobertura do espaço, que será seguido pela aplicação de emboço nas paredes. Na garagem, a parte de esgoto foi encerrada, e terá início a parte de piso e emboço.
“Saúde sempre será uma de nossas prioridades. Já entregamos neste ano a reforma de várias unidades que atendem a população em seus próprios bairros, outras seguem em reformas e duas novas estão em construção, e já estamos com projetos para a criação de mais três”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
“E não paramos: fico muito feliz com o avanço das obras de ampliação do Hospital do Retiro, assim como o novo prédio anexo do São João Batista, que vamos entregar em 2026. É dessa forma, com muito trabalho, planejamento e parcerias, que vamos manter Volta Redonda como referência em saúde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *