Volta Redonda: mutirão de cirurgias do Hospital São João Batista atende a mais de 50 pacientes
Procedimentos realizados entre sexta-feira (7) e sábado (9) foram realizados nas especialidades de oftalmologia e ortopedia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, atendeu a mais 53 pacientes em seu mais recente mutirão de cirurgias, realizados entre a sexta-feira (7) e sábado (8). Desse total, 46 foram procedimentos oftalmológicos, e outros sete de ortopedia.
Na área de oftalmologia, a drª. Talissa de Souza realizou 22 injeções intravítreas na sexta-feira, atendendo a pacientes entre 40 e 81 anos, e outras 15 no sábado, para pacientes entre 57 e 87 anos. O procedimento consiste na aplicação direta de medicamentos no vítreo, a substância transparente e gelatinosa que preenche o interior do olho entre o cristalino e a retina. Esse método é utilizado para tratar doenças da retina e outras condições oculares, garantindo que o medicamento tenha efeito direto no local afetado, o que potencializa a ação terapêutica e diminui os efeitos colaterais em outras partes do corpo.
A injeção intravítrea é indicada principalmente para casos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, edema macular (seja diabético ou decorrente de oclusão venosa), uveítes (inflamações dentro do olho) e, em algumas situações, câncer ocular.
Na maior parte das vezes, o paciente pode retomar suas atividades normais logo após o procedimento, seguindo as orientações médicas.
Outro oftalmologista, o dr. Gabriel Lopes realizou nove vitrectomias em pacientes entre 42 e 79 anos, a fim de tratar problemas na retina e no vítreo do olho. O procedimento consiste em remover parte ou a totalidade do vítreo, substância gelatinosa que preenche o interior do olho; ele é substituído por uma solução salina, gás ou óleo de silicone. É indicado para problemas como retinopatia diabética, descolamento de retina, buraco macular, hemorragia vítrea e complicações de cirurgias de catarata.
Ortopedia – Diretor-médico do HSJB, o dr. Flávio Reis realizou um total de sete cirurgias no mutirão. Na sexta, foram duas videoartroscopias de joelho em pacientes de 52 e 63 anos; no sábado, cinco pacientes entre 60 e 66 anos foram submetidos a artroplastia total de joelho direito; duas videoartroscopias de joelho direito; e duas artroplastias totais de quadril direito.
Os mutirões
Os mutirões de cirurgias realizados no Hospital São João Batista têm ampliado o acesso da população a diversos procedimentos. Ao mesmo tempo, o hospital mantém o cronograma habitual das cirurgias eletivas agendadas durante a semana e segue atendendo casos de emergência, já que também atua como unidade de pronto atendimento. Essa abordagem ajuda a reduzir o tempo de espera e a aumentar a disponibilidade de serviços cirúrgicos, assegurando atendimento contínuo e de qualidade para a comunidade.
“O trabalho realizado pelos profissionais do São João Batista são motivo de orgulho para a cidade. Por meio da dedicação dos funcionários de todos os setores, nosso hospital voltou a ser uma referência para a região e tem melhorado a vida de um número cada vez maior de pessoas”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
