26 de setembro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Volta Redonda: mais de 2,5 mil aposentados já solicitaram desconto de até 50% no IPTU 2026

 

Contribuintes agora também podem fazer o pedido na sede da AAPVR, no bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45

Mais de 2,5 mil aposentados e pensionistas de Volta Redonda já solicitaram desconto de até 50% no IPTU 2026. O prazo para adesão vai até o dia 30 de novembro, pelo site voltaredonda.rj.gov.br/aposentados. Além da forma online, o contribuinte também pode fazer o pedido de forma presencial até o dia 28 de novembro.

A novidade é que a solicitação agora pode ser feita também na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), localizada na Rua Quinhentos e Trinta e Cinco, n º 835, bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h45.

A prefeitura também disponibiliza outros pontos para atendimento: Prédio do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), das 9h às 17h; subprefeituras do Retiro e do Santo Agostinho, além dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) dos bairros.

Para garantir o desconto, que pode chegar a até 50%, o aposentado e pensionista deve atender a alguns critérios: ser aposentado ou pensionista por morte, com comprovação de certidão de casamento ou de óbito; ter uma renda de até 10 salários mínimos; ser proprietário ou possuidor do imóvel onde mora; e não ter débitos com a prefeitura, incluindo o IPTU 2025, que precisa estar quitado.

“Mais de 11 mil aposentados e pensionistas de Volta Redonda podem solicitar o benefício. Além da comodidade de fazer pela internet, também disponibilizamos pontos em diferentes partes da cidade para facilitar o acesso do contribuinte”, afirmou a diretora do Departamento Imobiliário da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Amanda Costa.

Como solicitar o desconto

Para solicitar o desconto pela internet basta acessar o site voltaredonda.rj.gov.br/aposentados, baixar o requerimento, preencher e enviar com a documentação necessária (pode ser foto ou escaneada), como RG, CPF e o comprovante atualizado do benefício de aposentadoria ou pensão. Após o envio é só aguardar a análise. O andamento do pedido pode ser acompanhado diretamente pelo site da prefeitura, com o número da inscrição imobiliária.

No caso de dificuldade de acesso à internet, o contribuinte pode procurar as subprefeituras do Retiro (Avenida Antônio de Almeida, 46) e do Santo Agostinho (Rua Jayme Martins, 705), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou se dirigir ao Cras mais próximo de sua residência.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode ligar para a Central de Atendimento Único (CAU), pelo número 156. A Secretaria Municipal de Fazenda também disponibiliza telefones para que a população possa tirar dúvidas: (24) 3511-3202 e (24) 3511-3274.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *