Volta Redonda: Fundação Beatriz Gama forma 40 jovens em novo ciclo do projeto ‘Jovem Alerta’
Parceria com o CIEE visa preparar esse público para o mercado de trabalho. Equipe da Sejuv participou da formatura, propondo inclusão de novo curso na formação
Quarenta jovens de Volta Redonda, participantes do projeto Jovem Alerta – Mundo do Trabalho e Desenvolvimento Humano, receberam nessa quinta-feira (21) seus certificados de conclusão na formação, que é promovida em parceria entre a Fundação Beatriz Gama (FBG) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A cerimônia aconteceu na FBG e encerrou o ciclo de formação para os jovens e adolescentes do Projeto de Educação e Apoio ao Adolescente (PEAA), que têm entre 14 e 18 anos.
“É o encerramento de uma fase importante do PEAA e o curso tem o objetivo de apresentar aos adolescentes e jovens algumas temáticas relacionadas ao mercado de trabalho, como vestimenta, preparação do currículo, a comunicação em uma entrevista de emprego e em outras situações, além do relacionamento interpessoal”, explicou a diretora-social da Fundação Beatriz Gama, Ethiene Correia.
O evento teve início na parte da manhã, com a presença da equipe do Cadastro Jovem Aprendiz VR; e no período da tarde a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) esteve presente propondo novas parcerias para o próximo ciclo do projeto, como o curso de educação financeira.
“A Secretaria da Juventude tem ofertado qualificação na área de educação financeira a jovens da cidade, por meio de diversas parcerias, principalmente a quem quer empreender. E podemos trazer esse tipo de capacitação para o ‘Jovem Alerta’, que atende quem mais precisa”, explicou o secretário da Juventude, Munir Francisco Filho.
Para os jovens presentes, o sentimento foi de gratidão. “Senti mudanças na minha comunicação e melhorei muito no trabalho”, falou Pedro Henrique Silva Santos, de 15 anos.
“No começo eu não queria participar, no primeiro dia me senti inseguro, com o passar do tempo aprendi a gostar do curso e ele me ajudou em relação à convivência e ao trabalho. O curso me ajudou a moldar meu futuro e agora eu já sei o que quero ser”, comentou o formando Luiz Fernando Italiano Neto, de 16 anos.
Formação
O curso tem duração de três meses, divididos em 25 oficinas, com aulas por duas vezes na semana, com três horas de duração. As aulas acontecem no auditório da prefeitura e nos espaços parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) e o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB).
O presidente da FBG, Vitor Hugo Gonçalves, explicou que a fundação paga uma bolsa para que esses jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, atuando em setores públicos, exercendo atividades práticas, por quatro horas, de segunda a sexta-feira.
“O Jovem Alerta complementa esse trabalho com a parte pedagógica, orientando, entre outras coisas, como se portar em um ambiente de trabalho, por exemplo. Parabéns a todos e reforçamos nosso compromisso de promover mudanças positivas na vida de cada um desses jovens, oferecendo ainda acolhimento e oportunidade de transformação pessoal e profissional”, afirmou Vitor Hugo.