Volta Redonda: em nova etapa da obra, alameda da Praça Pandiá Calógeras começa a receber novo calçamento
Antigo piso está sendo trocado pelo do tipo intertravado; espaço já recebeu diversas melhorias, como pista de corrida, quadras e iluminação de LED
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), prossegue com a revitalização da Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta. No momento, a empresa responsável pelo atual estágio da obra trabalha na alameda que liga a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) com a Rua 60, no encontro com a Rua 33.
Segundo a SMO, trata-se de um investimento de R$ 616.978, oriundos do município. Para ser realizada a revitalização da alameda, foi quebrado todo o piso cimentício, com aplicação de uma “cama” de pó de pedra, sendo que o novo piso, intertravado, já começou a ser aplicado. Além desse serviço, serão feitos cordões de concreto como acabamento entre o piso e o gramado, onde forem necessários, sendo que a empresa responsável pela obra também vai aplicar cerca de 2 mil metros quadrados de novo gramado no entorno da alameda.
Outras melhorias previstas são a instalação de novos brinquedos no playground, o que deve ter início na próxima semana, além de instalação de novo mobiliário, como bancos e mesas, de acordo com as orientações do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda). Um acesso existente na Rua 60 foi adaptado, ainda, para seguir as normas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs).
“Essa é uma obra em que tivemos duas frentes, mas que, quando concluída, vai oferecer à população um espaço renovado, em um dos pontos mais conhecidos da cidade”, disse o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles.
Primeira etapa
Realizada por outra empresa, a primeira etapa da revitalização da Praça Pandiá Calógeras incluiu a construção de pistas de caminhada, instalação de iluminação com lâmpadas de LED, pista de skate, uma quadra de tênis e duas quadras de futevôlei. Tendo em mente a preocupação com a acessibilidade, várias entradas para PCDs foram construídas ao longo da praça.
“Essa praça é uma das maiores e principais áreas de lazer de Volta Redonda, que há muito tempo precisava ser revitalizada. Graças ao trabalho de nossa equipe para equilibrar as contas, essa obra tornou-se possível, e agradeço, ainda, à SMO por estar atenta para que esse equipamento público esteja em perfeitas condições, no futuro, para que todos possam desfrutar do espaço”, declarou o prefeito Antonio Francisco Neto.