16 de setembro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Volta Redonda: construção da futura sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência avança em novas frentes

Escada e rampa que darão acesso ao segundo pavimento foram concluídas; estrutura vai permitir um melhor atendimento às pessoas com deficiência (PCDs)
As obras da futura sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, seguem em ritmo acelerado. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, esteve mais uma vez no local para acompanhar o andamento da construção, aproveitando para explicar onde ficarão os diversos serviços a serem oferecidos. Ele destacou o avanço da obra que, quando concluída, resultará no oferecimento de uma melhor estrutura para quem é pessoa com deficiência (PCD).
“O nosso objetivo é termos mais profissionais aqui para que as famílias e as pessoas com deficiência tenham um lugar para o melhor atendimento possível, em todas as áreas. Nós estamos muito felizes de ver essa obra avançando a cada dia.”
Segundo a empresa responsável pelo serviço, já foi finalizada a construção da rampa e da escada que darão acesso ao pavimento superior, e teve início o revestimento das paredes dos banheiros, com porcelanato, além da conclusão dos contrapisos, instalação da fiação elétrica, colocação de peitoris de janelas. Também estão sendo aplicados seladores nas paredes, como preparo para aplicação de massa corrida e posterior pintura. Foram instalados, ainda, os batentes e os caixonetes das portas. A próxima etapa inclui, entre outros trabalhos, a colocação dos pisos.
Anteriormente, a estrutura metálica foi concluída, seguida pelo assentamento das lajes e a parte de alvenaria e emboço, mais a parte hidrossanitária e de colocação de conduítes e caixas para o sistema elétrico.
Sobre a obra
Construída ao lado do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), próximo ao Estádio da Cidadania, a nova sede da SMPD representará um avanço significativo no atendimento às pessoas com deficiência. Com um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, apoiado pelo Governo do Estado, o projeto contempla um prédio de dois andares com estrutura totalmente acessível, equipado com ambientes especializados.
Entre as instalações previstas estão salas específicas para atendimento a autistas, aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), espaços multissensorial e sensorial para estímulo dos sentidos, além de laboratório de tecnologia assistiva e auditório. A estrutura também incluirá uma cozinha adaptada, espaços de terapias e atividades audiovisuais, e uma biblioteca com acervo em braile, visando oferecer um atendimento mais completo e personalizado.
A equipe multidisciplinar será composta por profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais e pedagogos, garantindo uma abordagem integral às necessidades dos usuários.
O projeto também inclui uma Cozinha Afetiva, integrada ao Centro-Dia, que tem como objetivo estimular memórias afetivas por meio de atividades culinárias, promovendo bem-estar e melhor qualidade de vida para idosos com Alzheimer.
Enquanto isso, a sede atual, situada na Avenida 17 de Julho, no bairro Aterrado, mantém suas atividades, mas a expectativa é que a nova unidade ofereça um atendimento ainda mais qualificado e amplo para a comunidade.
“Agradeço ao governador Cláudio Castro por acreditar, mais uma vez, em nosso trabalho. Volta Redonda tem agido com dedicação total às pessoas com deficiência, e a nova sede vai permitir que realizemos atividades em espaço perfeitamente adequado”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *