Vigilância Sanitária de Belford Roxo interdita restaurante que teve vídeo com ratos viralizado em São Bernardo
A Prefeitura de Belford Roxo, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde), interditou na manhã desta sexta-feira (16/01), o Restaurante Frango e Cia Sabores Caseiros LTDA (Delícias de Frango), por funcionar em condições insalubres, constituindo perigo para à saúde pública. O estabelecimento no bairro São Bernardo foi interditado, notificado e recebeu um auto de infração, após um vídeo viralizar na noite anterior nas redes sociais, em que apareciam diversos ratos circulando pelas janelas do estabelecimento que comercializa refeições para consumo no local e entregas.
Controle de desratização
Durante a inspeção, o gerente executivo de Vigilância Sanitária, Alexandre Pinheiro, orientou ao gerente do estabelecimento, que apesar do controle de desratização estar dentro do prazo, o local precisa de ações importantes contra as condições insalubres, entre elas, vedar os acessos externos que existem no estabelecimento, e que por conta da comercialização de alimentos, atraem os roedores (ratos e camundongos) para dentro do local.
“O restaurante só será desinterditado quando cumprir todas as exigências da Vigilância Sanitária, entre elas, requerer a Licença Sanitária de 2026, e cumprir toda a documentação em conformidade com as normas sanitárias e de Meio Ambiente”, destacou Alexandre Pinheiro.
Sem licença ambiental
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade também notificou o restaurante por funcionar sem a devida licença ambiental e armazenamento inadequado de resíduos sólidos, propiciando a proliferação de vetores e fauna nociva (roedores), em desacordo com as normas ambientais.
Ainda foi solicitado que o restaurante apresente na secretaria: Contrato com a empresa que recolhe os resíduos; Alvará de Funcionamento; IPTU; Manifesto de Resíduo; CNPJ e Certificado da Vigilância Sanitária.
