Vice-governador debate desafios da Rio 2030 em evento promovido pelo Lide
Desenvolvimento sustentável está na prioridade das agendas do Governo do Estado do Rio
O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou, nesta sexta-feira (25), do almoço-debate “Rio 2030, desafios e oportunidades”, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no Hotel Fairmont, em Copacabana. O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, e a oficial nacional da ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti, também participaram da abertura do evento.
Thiago Pampolha reforçou que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) dialogam com o Orçamento Público do Estado, apresentando exemplos de ações que impactam positivamente na vida da população fluminense, como a despoluição da Baía de Guanabara.
– O Governo do Estado do Rio de Janeiro vem se adaptando em diversas formas e frentes à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com a missão de promover um estado mais justo e focado na pauta do meio ambiente. Nessa gestão, todas as pastas estão comprometidas com iniciativas sustentáveis para construção de políticas públicas, planejamentos e diretrizes orçamentárias – destacou Pampolha.
Desde quando instituiu o ano de 2022 como Ano do Desenvolvimento Sustentável, dando início à Rio 2030, o Governo do Estado vem priorizando a sustentabilidade nas suas agendas de governo. No epicentro desse movimento, estão a concessão dos serviços de saneamento da Cedae e os múltiplos investimentos na despoluição da Baía de Guanabara, garantindo a preservação dos recursos hídricos, prevenindo desastres naturais e levando o acesso à água universal para todo o estado.
A representante da ONU-Habitat, Rayne Ferretti, celebrou a parceria com o Governo do Estado para promover o desenvolvimento urbano e ressaltou a importância de construir políticas públicas para impactar diretamente no desenvolvimento social pautado na qualidade ambiental.
– Integrar diferentes atores da sociedade no compartilhamento de conhecimento, tecnologias e projetos para a implantação da Agenda 2030 no Rio de Janeiro deve ser o foco macro desses encontros, para que ações concretas impactem o quanto antes na melhoria de vida da sociedade – disse Ferretti.
A Rio2030 é uma plataforma de ação que fomenta o ambiente de cooperação entre poder público, iniciativa privada, sociedade civil e academia no engajamento para a implementação da Agenda 2030 e o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, no Estado do Rio de Janeiro.