Marcos Aquino (Republicanos) não era alvo da ação, mas foi detido em flagrante com uma arma em nome de outra pessoa
As polícias Civil e Militar realizam mais uma etapa da “Operação Contenção”, nesta sexta-feira (14), para combater a expansão do Comando Vermelho nas localidades da Bacia do Éden, Castelinho e adjacências, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ao todo, sete suspeitos foram presos. Entre eles, o vereador Marcos Aquino (Republicanos), detido em flagrante por porte ilegal de arma.
O parlamentar não era alvo da ação, mas chegou de carro ao local das buscas pelo seu irmão, um dos investigados por possível envolvimento com o núcleo da facção que atua na região e que ainda não foi localizado.
Com Aquino, além de uma pistola cal. 380 municiada, os agentes encontraram, dentro do veículo, caixas de medicamentos de uso controlado. Dentre eles estão: Fusor, antidepressivo; Zargos, antipsicótico; Frontlev, antiepilético; Algelive, antiinflamatório analgésico; e Totti, dor aguda.
Em depoimento, o vereador afirmou que o armamento seria de um segurança, que ainda não se apresentou à polícia. Apesar disso, segundo o delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE) Paulo Saback, a arma não tem registro no sistema nacional.
O delegado aguarda ainda o resultado da perícia dos remédios para determinar se Aquino responderá por outros crimes.
Participam da operação equipes da DRE, Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Além dos presos, duas pistolas e carga de drogas foram apreendidas.
As investigações foram desenvolvidas durante 11 meses. Dentre os objetivos, está a contenção do avanço territorial da organização criminosa, prisão de integrantes já identificados, arrecadação de novas provas, identificação de patrimônios ilícitos para posterior bloqueio judicial, assim como apreensão de drogas, armamentos e remoção de barricadas.
Marcos Henrique Matos de Aquino, 35 anos, conhecido como Marquinhos Aquino, foi o vereador mais votado de São João de Meriti na última eleição. Casado e pai de uma menina, ele é formado em Direito e serviu ao Exército por oito anos.
A reportagem tenta contato com a defesa do parlamentar. O espaço está aberto para eventuais manifestações.