13 de outubro de 2025
CulturaDESTAQUENotíciasRio-Cidade

Vem ver Vinicius de Moraes no MAR!

O Museu de Arte do Rio (MAR) tem a honra de convidá-lo para a sua nova exposição “Vinicius de Moraes – por toda minha vida” no dia 18 de outubro de 2025.  A exposição, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Helena Severo, reúne mais de 300 itens entre manuscritos, fotografias históricas, vídeos, livros raros, capas de discos, objetos e documentos pessoais, instrumentos musicais, esculturas e obras de arte de artistas amigos de Vinicius.
Após passar pelo Farol Santander São Paulo e Farol Santander Porto Alegre, a exposição chega ao Rio de Janeiro em um novo projeto expográfico, com acervo ampliado e peças exclusivas, oferecendo ao público um retrato ainda mais abrangente de um dos maiores poetas e compositores brasileiros. A exposição Vinicius de Moraes – por toda a minha vida é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, com realização da Flor de Manacá e produção da AYO Cultural e V-Arte. A mostra ficará em cartaz no MAR até 3 de fevereiro de 2026.

MUSEU DE ARTE DO RIO 

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais.
”Para a OEI, o Museu de Arte do Rio (MAR) é um espaço fundamental que conecta a cultura carioca ao mundo, preservando e valorizando as expressões artísticas locais. Por meio de suas exposições e iniciativas educativas, o MAR não apenas promove o acesso à cultura, mas representa um convite ao diálogo e à pluralidade, algo de extrema importância para a coesão de nossa sociedade”, comenta Rodrigo Rossi, Diretor da OEI no Brasil. Em 2024, a OEI e o Instituto Arte Cidadania (IAC) celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o IAC passa a auxiliar na correalização da programação.
O MAR conta com o Instituto Cultural Vale como seu mantenedor, além do patrocínio Master da Equinor e da LATAM, e o patrocínio Ouro do Itaú Unibanco. A instituição conta ainda com o apoio da Globo, Machado Meyer Advogados, Cescon Barrieu e Wilson Sons, bem como com a parceria de mídia da Globo e do Canal Curta.
A Escola do Olhar recebe apoio da Equinor e do Núcleo de Ideia, reforçando a missão educativa do museu.
O MAR é realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil, contando também com os mecanismos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo Municipal.
Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *