26 de agosto de 2025
NotíciasRio-CidadeRio-Governo

Velha Guarda da Portela comanda festa pelo centenário da escola neste sábado em Madureira

Não é qualquer um que tem a honra de comemorar um centenário. E, para celebrar seus 100 anos, a Portela está em festa desde o carnaval, quando levou para a Sapucaí um enredo sobre sua história. Na última terça-feira, dia oficial do aniversário da escola de samba, o festejo foi com missas e apresentações. Hoje, para fechar com chave de ouro, a Majestade do Samba faz um show gratuito da Velha Guarda com convidados, como Thais Macedo e Vanderlei Santana, no Parque Madureira (Rua Soares Caldeira 115), às 18h.

Pastora da Velha Guarda, Tia Surica, de 82 anos, não conseguiu ir aos eventos dos últimos dias por causa de um resfriado, mas garantiu presença na noite deste sábado:

— Estou melhor e estarei presente! Fico emocionada por poder participar das comemorações, enquanto Deus me der vida e saúde. A Portela é minha segunda família.

Uma das convidadas especiais do evento, a cantora Thais Macedo promete um repertório cheio de sambas clássicos que fazem parte da história da Portela, além de músicas de portelenses famosas como Clara Nunes e Teresa Cristina. Ela também separou espaço para outros nomes importantes do gênero, como Dona Ivone Lara, que completaria 102 anos na última quarta-feira.

— Sou portelense dessas bem fervorosas. Sinto um frio na barriga por cantar com a Velha Guarda, tenho o maior respeito — diz ela, que completa: — Há grandes matriarcas na Portela. A escola sempre abriu esse espaço para todas nós e me abraçou desde o primeiro momento em que pisei na quadra. Como mulher sambista e pagodeira, me esforço ao máximo para termos cada vez mais força.

Vice-presidente da Velha Guarda e ex-“The voice +”, Vanderlei Santana também vai soltar a voz no palco ao lado de seus colegas.

— O coração bate forte. Vai ser um showzaço com muita gente boa. Só a Velha Guarda já é um show! É um privilégio muito grande participar do centenário da minha escola do coração. A Portela é pioneira — orgulha-se ele.

No domingo, a escola se reúne de novo nas ruas de Madureira para um desfile com a participação de todos os segmentos da Majestade do Samba. No percurso, serão cantados sambas históricos e obras que embalaram campeonatos da Azul e Branco. Vanderlei conta que o encontro também terá um concurso de sambas de exaltação à Velha Guarda. Animado, o compositor já está pensando no próximo carnaval com a escola, que levará à Avenida, em 2024, o enredo “Um defeito de cor”, baseado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves.

— Como portelense, estou muito feliz com todas as comemorações do centenário, apesar de ainda estar engasgado com o décimo lugar no carnaval (deste ano). Mas está tudo bem. A Portela tem tudo para fazer um grande desfile no próximo ano — espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *