Valorização da Libras e da comunidade surda: FAETEC Itatiaia reúne alunos e moradores em palestra sobre inclusão
A FAETEC Itatiaia abriu, na noite desta quarta-feira (27), a programação em alusão ao Setembro Azul – mês de conscientização e visibilidade da comunidade surda, com a presença de alunos, professores e moradores da comunidade, que puderam conhecer de perto a história inspiradora do atleta e professor surdo Patrick Roberto, de Resende.
Campeão de jiu-jitsu com títulos nacionais e internacionais, Patrick compartilhou em Libras sua trajetória de vida e no esporte, destacando os desafios e conquistas que o tornaram referência de superação. Toda a palestra foi traduzida para o público pela professora de Libras da unidade, Maria Eduarda, garantindo a acessibilidade e a troca de experiências.
Além de ouvir o relato, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o convidado e outros participantes surdos, tirar dúvidas e refletir sobre a importância da inclusão e o respeito às diferenças.
A coordenadora da FAETEC Itatiaia, Mônica César de Araújo, celebrou a participação expressiva e ressaltou o papel da educação no fortalecimento de uma sociedade inclusiva:
“As aulas de Libras e o curso que oferecemos têm um papel essencial para a formação de pessoas preparadas para promover a inclusão. É por meio do conhecimento e da sensibilidade que conseguimos quebrar barreiras e ampliar a comunicação entre surdos e ouvintes”, afirmou.
O Setembro Azul, também chamado de Setembro Surdo, é um período simbólico que celebra a cultura surda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os direitos das pessoas surdas, reforçando a importância da inclusão e da acessibilidade.